Novum Canal

mobile

tablet

Comunidade cigana dá concerto na Casa da Cultura de Paredes, no âmbito do projeto Holograma (c/vídeo)

Partilhar por:

São dois concertos que promovem o encontro de culturas. A comunidade cigana de Paredes subiu a palco para, em conjunto com a Fundação Casa da Música, transportar o público até à sua vivência musical, através da rumba flamenca, gypsy jazz, entre outras. Foi num concerto que vai ter repetição no próximo domingo.   

A Câmara Municipal de Paredes, acolheu esta quinta-feira à noite, a primeira iniciativa cultural do “Holograma”, um projeto que pretende contribuir para a “eliminação de discriminações, assimetrias económicas, sociais, culturais e territoriais, através de práticas artísticas e culturais”.

O objetivo é promover o sentimento de pertença do indivíduo, na comunidade”.

O município de Paredes escolheu a comunidade cigana do concelho, para integrar este projeto.

“Derrubar Paredes. Erguer Paredes”, começou na Casa da Cultura

Adolescentes e crianças ciganas, sob o olhar atento dos seus familiares, subiram a palco e, juntamente com artistas da Fundação da Casa da Música, mostraram os sons e os ritmos das festas que realizam em momentos festivos.

A Casa da Cultura de Paredes, fez eco das várias referências da música cigana, como rumba flamenca e gypsy jazz e entoou os sons resgatados dos instrumentos tradicionais, a guitarra e cajón. Resultado: uma inexplicável energia e sentimento de simbiose com o palco e com o público.

Fotografia: Câmara Municipal de Paredes

O concerto tem repetição marcada para domingo, dia 3, às 18 horas. 

Esta iniciativa insere-se no projeto “Holograma” que resulta de uma parceria entre a Área Metropolitana do Porto (AMP) e a Fundação Casa da Música.

É objetivo principal, o desenvolvimento de competências junto de grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos, através da promoção da igualdade de oportunidades na fruição cultural e pelo fomento do acesso de novos públicos à cultura.

Assim, até junho de 2022, está prevista, para todos os municípios da Área Metropolitana do Porto, uma programação cultural com 34 espetáculos, 408 eventos, 68 concertos, 272 atividades educativas e 68 apresentações públicas.

Fotografia: Câmara Municipal de Paredes

A programação do projeto está a cargo da Fundação Casa da Música.

Holograma é integralmente financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Orçamento do Estado, através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Linha “Cultura para Todos”, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!