Novum Canal

mobile

tablet

Amarante: Candidaturas para o programa Voluntariado Jovem decorrem durante o mês de outubro
Fotografia: Câmara de Amarante

Amarante: Candidaturas para o programa Voluntariado Jovem decorrem durante o mês de outubro

Partilhar por:

De 1 a 31 de outubro decorre o prazo para a apresentação de candidaturas ao Programa Voluntariado Jovem, promovido pelo município de Amarante.

A autarquia destaca que trata-se de mais uma edição desta iniciativa que tem como objetivo “estimular, nos jovens universitários, o espírito de voluntariado e a responsabilidade cívica tentando incrementar novos conhecimentos na área de formação”.

O projeto acontece anualmente, de maio a outubro, e tem como destinatários “estudantes matriculados no ensino superior (exceto pós-graduações, segundo curso e mudanças de curso), residentes no concelho de Amarante há mais de dois anos, com idade inferior a 30 anos, que manifestem intenção de prosseguir um programa de voluntariado e apresentem sucesso educativo (não ultrapassando duas reprovações no ensino superior, durante o período de vigência do programa)”.

Para efetivar a candidatura é necessário anexar “um documento único, que contenha o documento de identificação (facultativo), comprovativo de matrícula, IBAN com identificação do/a titular e comprovativo de residência (com composição do agregado familiar)”.

Amarante: Candidaturas para o programa Voluntariado Jovem decorrem durante o mês de outubro
Fotografia: Câmara de Amarante

 “Relativamente às declarações do agregado familiar deverão constar as seguintes informações: declaração anual de rendimentos de 2020 (IRS e/ou IRC); nota de liquidação do IRS de 2020; comprovativos de rendimentos mensais de todos os elementos do agregado familiar (últimos três recibos de vencimento); declaração atual de inscrição no Centro de Emprego; lista de imóveis ou IMI ou Caderneta Predial com valor patrimonial; pensões de sobrevivência, invalidez, alimentos; subsídio de desemprego e/ ou doença; rendimento social de inserção; bolsas de formação; recibo de renda auferida”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

Aos jovens voluntários, o município de Amarante assegura a “coordenação e acompanhamento, seguro de acidentes pessoais, bolsa mensal para compensação das despesas inerentes ao desenvolvimento do voluntariado e certificado de participação”.

A realização do voluntariado é determinada em função da disponibilidade da autarquia e das áreas de estudo dos jovens.

Além do turismo, o Programa Voluntariado Jovem consagra como áreas de ocupação “comunicação, ação social, saúde, educação, desporto, cultura, defesa do património, proteção civil e ambiente, emprego e formação profissional, desenvolvimento da vida associativa e da economia social, promoção do voluntariado e da solidariedade social ou outras de interesse social e comunitário”.

Para mais informações, os interessados devem contactar o Gabinete da Juventude através do n.º 255 420 233, por email (gabinetedajuventude@cm-amarante.pt) ou consultar o Código Regulamentar do Município de Amarante, artigos 510.º a 556.º, disponível em www.cm-amarante.pt/pt/codigo-regulamentar.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!