Novum Canal

mobile

tablet

Lousada: Efetuados estudos para a redução de perdas no sistema de abastecimento de água
Fotografia: Câmara de Lousada

Lousada: Efetuados estudos para a redução de perdas no sistema de abastecimento de água

Partilhar por:

A Câmara de Lousada está a proceder  à realização de estudos para a redução de perdas no sistema de abastecimento de água.

A autarquia destaca, em comunicado, que implementou um projeto que compreende a execução de um conjunto de medidas com vista à redução das perdas físicas no sistema de abastecimento de água no concelho.

“Estão a ser efetuados estudos relativos à sua otimização, setorização da rede, aquisição de equipamentos e tecnologia, para medição, controlo e supervisão, gestão de pressões e pesquisa ativa de fugas”, refere a nota informativa que salienta que a “solução de conceção da operação “Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água do Concelho de Lousada” abrangeu a totalidade do território municipal com um investimento total que ronda os 706 mil euro”.

O município realça que “esta é uma intervenção que tem como objetivos o reforço do conhecimento acerca do funcionamento do sistema de abastecimento de água do concelho e sua sustentabilidade ambiental e infraestrutural. Desta forma, vai permitir que o município contabilize o aumento no índice de qualidade de serviço relativo à medição de caudais, às perdas reais de água, ocorrências de falhas no abastecimento, reabilitação e avarias de condutas”.

Fotografia: Câmara de Lousada

A câmara municipal avança que o “projeto foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, financiada pelo FC – Fundo de Coesão, Eixo Prioritário 3”, sublinhando que desta forma, são realizados “investimentos nos sistemas em baixa tendo em vista o controlo e a redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água, designadamente em equipamentos para campanhas de deteção de fugas, substituição de condutas com perdas elevadas, aquisição e instalação de equipamentos de controlo e medição e telegestão”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!