Novum Canal

mobile

tablet

Especialistas em Molinologia debateram em Lousada conhecimento dos moinhos tradicionais
Fotografia: Câmara de Lousada

Especialistas em Molinologia debateram em Lousada conhecimento dos moinhos tradicionais

Partilhar por:

Lousada acolheu nos dias 24 e 25 de setembro as primeiras Jornadas Ibéricas de Molinologia, numa organização Câmara Municipal de Lousada e do Grupo PACT, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, que juntou vários especialistas, nesta área do conhecimento dos moinhos tradicionais.

O evento contou com a presença de especialistas de Portugal e Espanha com o intuito de refletir e divulgar as mais recentes novidades e problemáticas em torno do estudo dos engenhos de propulsão hidráulica, com especial atenção para os moinhos de moer cereais.

A autarquia destaca que durante os dois dias foram abordados temas como o “Património molinológico do Norte de Portugal, múltiplas leituras”, pela Prof. Doutora Teresa Soeiro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, “Moinhos de água do concelho de Lousada: 10 anos do Projeto Munhos”, apresentado por Paulo Lemos (Araducta) e Manuel Nunes, vereador da Câmara Municipal de Lousada.

No decorrer das primeiras jornadas foram, ainda, apresentados os temas “Moinhos, azenhas e moleiros na Idade Média. Os homens, as estruturas de transformação e a organização da atividade”, “Os moinhos de Lousada: um contributo a partir dos processos administrativos dos Antigos Serviços Hidráulicos”, “Moinhos de Maré na Época Medieval: contributos para um panorama português no contexto europeu” e “Metodologia e Projeto de Intervenção para Reabilitação do Núcleo Molinológico de Pias – rio Sousa – Lousada”.

Fotografia: Câmara de Lousada

Em debate estiveram, ainda, os temas “Moinhos de Portugal: um património com futuro. Reabilitação do património molinológico em Portugal” e “Moinho do Papel de Leiria – Reabilitação em contexto urbano”.

Além das apresentações, foram organizadas quatro oficinas temáticas que possibilitaram aos participantes diferentes abordagens ao património molinológico, nas componentes material e imaterial.

O município avança que no “decurso dos trabalhos, foi apresentada a monografia Moinhos de Água. Paisagem, Território e Património, edição da autarquia que procura fixar os últimos desenvolvimentos no âmbito da investigação molinológica no concelho”.

Fotografia: Câmara de Lousada

Já no dia 25, foi inaugurada a exposição Porto Cartoon World Festival “Água Viva/Terra Viva”, em parceria com o Museu Nacional de Imprensa, que vai estar patente na Biblioteca Municipal até ao final do mês de outubro.

“No Núcleo de Imprensa de Lousada, para além da visita ao espaço museológico, os participantes receberam uma impressão tipográfica e artística alusiva ao evento”, destaca a autarquia que sustenta que “nos dois dias de trabalhos participaram cerca de 50 pessoas, entre público especializado, mas também público em geral, o que faz prever a realização de uma segunda edição”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!