Novum Canal

mobile

tablet

Jovem paivense emocionado por ter ganho medalha de ouro. Futuro passa por seguir engenharia mecânica.
Fotografia: WorldSkills Europe

Jovem paivense emocionado por ter ganho medalha de ouro. Futuro passa por seguir engenharia mecânica.

Partilhar por:

O jovem paivense, João Paulo Teixeira, de 20 anos de idade, do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Ermesinde, conquistou, este domingo, a medalha de ouro na profissão de CAD, no Campeonato Europeu das Profissões, que decorreu na Áustria.

Ao Novum Canal, o jovem assume estar ainda a viver um turbilhão de sentimentos e emoções depois de ter arrecado a medalha de ouro, numa competição que contou com a presença de seis países e cerca de 400 participantes.

Ao Novum Canal, o jovem paivense recordou que esta foi a primeira medalha que o Cenfim Ermesinde, um dos polos do Cenfim Nacional, e a instituição arrecadaram.

João Paulo Teixeira avançou, ainda, que, este ano, e apesar a competição não ter contado com o número de países que habitualmente participam neste campeonato, a competição contou com países e concorrentes já com experiência neste tipo de eventos.

Fotografia: WorldSkills Europe

“Estou emocionado e esta medalha faz jus ao trabalho que desenvolvi, mas também à instituição e à qualidade do sistema de  formação que é ministrado na instituição”, expressou, salientando ter sido já felicitado pelos formandos do Cenfim Ermesinde assim como pela própria instituição.

Ao Novum Canal, o jovem paivense manifestou, por outro lado, que o seu próximo objetivo passa por participar no concurso Mundial WorldSkills, em Shanghai, na China, em 2022.

“Estou igualmente expectante quanto a esta competição que irá contar com mais países, trata-se de um evento diferente, uma responsabilidade acrescida,  mas irei trabalhar para isso com o objetivo de tentar obter o melhor resultado possível”, frisou, reforçando que profissionalmente o seu objetivo passa por seguir a área de Desenho Industrial CAD, engenharia mecânica.

Fotografia: WorldSkills Europe

“Esta é uma área com mercado de trabalho, aliás todos os cursos do Cenfim Ermesinde têm uma taxa de empregabilidade extremamente elevada, pelo que acredito, que assim que terminar a minha formação, conseguirei integrar o mercado de trabalho”, concretizou.

João Teixeira esteve acompanhado, nesta competição, pelo jurado Dário Pinto, Diretor de Núcleo na empresa Cenfim – Núcleo de Ermesinde, também Skills Competition Manager do WSE.

Refira-se que João Paulo Teixeira terminou o curso técnico-profissional com a média de 19,4, tendo-se sagrado campeão no concurso Nacional SkillsPortugal Digital 2021, em prototipagem rápida, competição que decorreu em Setúbal e lhe valeu a presença nesta Campeonato Europeu das Profissões.

João Teixeira está atualmente a tirar a especialização em Tecnologia Mecatronica no CENFIM, núcleo de Ermesinde, sendo seu objetivo entrar em Engenharia Mecânica no ISEP.

O jovem paivense obteve, também, o 1.º lugar no concurso Nacional WorldSkills Portugal 2020 na profissão Desenho Industrial CAD, tendo arrecado o segundo lugar no concurso Interno CENFIMSkills 2019 na profissão Desenho Industrial CAD.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!