Novum Canal

mobile

tablet

Fotografia: Worldskills Portugal

Jovem de Castelo de Paiva integra comitiva portuguesa no Campeonato Europeu das Profissões

Partilhar por:

João Paulo Teixeira, do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, é um dos concorrentes que integra comitiva portuguesa que está a competir no Campeonato Europeu das Profissões, que decorre até amanhã, dia 26 de setembro, na cidade de Graz, na Áustria, numa competição que conta com cerca de 400 concorrentes.

A comitiva portuguesa conta, também, com a presença Pedro Cunha, do CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, que representa a instituição na profissão de marceneiro.  

João Paulo Teixeira, de 20 anos de idade, natural de Castelo de Paiva, do Núcleo de Ermesinde em Desenho Industrial CAD, terminou o curso técnico-profissional com a média de 19,4 e está acompanhado nesta competição pelo jurado Dário Pinto, diretor de núcleo na empresa Cenfim – Núcleo de Ermesinde , também Skills Competition Manager do WSE.

Fotografia: Worldskills Portugal

Refira-se que João Paulo Teixeira sagrou-se campeão no concurso Nacional SkillsPortugal Digital 2021, em prototipagem rápida, competição que decorreu em Setúbal e lhe valeu a presença nesta Campeonato Europeu das Profissões.

O jovem garantiu, também, um lugar no concurso Mundial WorldSkills 2022 em Shanghai, na China.

A seleção nacional  integra um total de 18 concorrentes, sendo que cinco são campeões nacionais do CENFIM.

Fotografia: Worldskills Portugal

João Teixeira está atualmente a tirar a especialização em Tecnologia Mecatronica no CENFIM, núcleo de Ermesinde, sendo seu objetivo entrar em Engenharia Mecânica no ISEP.

João Teixeira obteve, também, o 1.º lugar no concurso Nacional WorldSkills Portugal 2020, na profissão Desenho Industrial CAD, tendo arrecado o segundo lugar no concurso Interno CENFIMSkills 2019, na profissão Desenho Industrial CAD.

Fotografia: Worldskills Portugal

De acordo com o “World Skills Portugal” os campeonatos das profissões têm como propósitos evidenciar o “nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso,”.

No âmbito do campeonato, os concorrentes, com idades os 17 e os 25 anos, têm que realizrr “provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários)”.

Os campeonatos têm, ainda, como objetivos “aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem”.

Os campeões a nível nacional têm acesso, posteriormente, a participar nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!