Novum Canal

mobile

tablet

Lousada: Candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem 2022 estão a decorrer
Fotografia: Câmara de Lousada

Lousada obtém selo de mérito da Rede de Autarquias que cuidam dos Cuidadores Informais

Partilhar por:

Lousada é um dos 24 municípios a quem foi atribuído o selo de mérito, no âmbito da 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), que acolheu meia centena de candidaturas.

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais destaca, em comunicado, que a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é “um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.

Destas, foram reconhecidas 24 que, de acordo com os “representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos e a quem vai ser atribuído um Selo de Mérito”.

Além de Lousada foram, igualmente distinguidas com o selo de mérito, o município do “Marco de Canaveses, Gondomar,  Almada, Arruda dos Vinhos, Cascais, Cantanhede, Coruche, Esposende, Loures, Machico, e Mirandela”

Foram igualmente premiadas as câmaras de “Odemira, Oeiras, Oliveira do Bairro, Ovar, Pombal, Santa Maria da Feira, Sesimbra, Tavira, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Vila Verde”.

Estes município foram as autarquias locais “com iniciativas que, de norte a sul do País, sem esquecer as ilhas, que dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais”.

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais destaca, ainda, que essas necessidades vão desde a “falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%)”.

O prémio atribuído confirma que a autarquia de Lousada foi reconhecida, com o projeto “Bolsa de Cuidadores “Lousada Cuida” para pertencer à rede de autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito”.

O Movimento realça, ainda, que o projeto de Lousada foi um um dos que obtiveram as “melhores avaliações globais (com base nos diferentes critérios que constam no regulamento)”, distinção que permite ao município utilizar o selo de mérito, até ao final de 2022 desde que o município mantenha o projeto/iniciativa, pelo menos, até essa data.

O Movimento declara, ainda, que “cada vencedor será considerado responsável pela utilização adequada do selo”, salientando que a “RACCI é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito”.

O Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’.

“Este movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe”, acrescenta a nota informativa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!