Novum Canal

mobile

tablet

Penafiel: Fados de Rita Macedo no Jardim do Museu Municipal
Fotografia: Câmara de Penafiel

Penafiel: Fados de Rita Macedo no Jardim do Museu Municipal

Partilhar por:

A fadista Rita Macedo apresenta dia dia 17 deste mês, pelas 21h30, no Jardim do Museu Municipal, “Fados de Rita Macedo”, uma iniciativa integrada no âmbito do programa “Sentir o Verão em Penafiel”.

A fadista penafidelense destaca, em declarações ao Novum Canal, que o convite para atuar surgiu da autarquia, sendo que o concerto integrará fados tradicionais.

“Espero que as pessoas adiram e possam participar também de uma forma ativa”, disse, salientando que a sua ligação ao fado surgiu em 1999, num evento realizado em Penafiel no CCC – Clube de Convivío e Cultura chamado ” Novos Talentos”.

A fadista afirma que já protagonizou vários concertos ao longo dos anos, realçando que é difícil apontar um que a tenha marcado mais.

“É difícil escolher, são todos especiais, cada um tem o seu propósito e encanto”, expressa, salientando que o fado é uma “forma de exprimir sentimentos que, por vezes, não conseguimos falar ou manifestar de outra forma”.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“A cantar sinto-me completamente livre de o fazer, daí esta minha citação ” Em cada fado abraço o sentimento de toda a poesia…. sinto cada um dos seus versos!”, acrescenta.

Questionada se considera que há cada vez mais jovens a enveredar pela arte do fado, Rita Macedo é perentória: “Sim, talvez de uma forma mais comercial, não tão fado, fado…. mas sim”, justificando esta adesão das novas gerações ao fado com o facto desta forma de expressão e de arte serem “a alma, a essência das pessoas”.

“ Talvez seja isso que têm vindo a descobrir”, concretiza.

Sobre a crise sanitária que atingiu a região e o país, Rita Macedo não tem dúvidas que o fado e os fadistas foram, igualmente, atingidos e condicionados por esta dura realidade.

“Afetou muito, estivermos completamente parados”, frisa, salientando que tem já alguns espetáculos agendados, que serão divulgados assim que seja oportuno.

Falando dos projetos que tem a curto/médio prazo, Rita Macedo deseja que recomece para todos uma nova fase, depois dos condicionalismos que a crise sanitária impôs a todos.

“Ser feliz!!!! É óbvio que essa felicidade passa também muito, mas muito pelo meu fado, espero que recomece para todos uma nova vida depois desta situação pandémica inesperada”, confessa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!