Novum Canal

mobile

tablet

Fotografia: Podium Events

Volta a Portugal inicia esta quarta-feira. Sétima etapa começa em Felgueiras

Partilhar por:

Tem início, esta quarta-feira, a 82ª Volta a Portugal em Bicicleta, numa extensão de 1568,2 quilómetros.

Esta competição, que integra 18 equipas, inicia-se em Lisboa e termina em Viseu, a 15 de agosto.

A Volta irá também passar pela região, com Felgueiras a receber a etapa sete, a mais longa, numa extensão de 193,2 quilómetros até Bragança, com passagens por Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Torre de Dona Chama (metas volantes).

A 1.ª etapa que liga Torres Vedras até Setúbal, num extensão de 175,8 quilómetros, terá passagens por “Sobral de Monte Agraço, onde estará instalado o primeiro Prémio de Montanha da prova, com as Metas Volantes de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Palmela a conduzirem a “Caravana” à cidade sadina, onde, na  Avenida Luísa Todi, depois de uma contagem de Montanha de 2.ª categoria no Alto da Arrábida, finalizará a etapa”.

A segunda etapa liga Ponte de Sor, cidade do Alto Alentejo, que se estreia com partida da Volta a Portugal Santander, até Castelo Branco, “

O percurso é composto por três metas volantes (Crato, Portalegre e Vila Velha de Ródão) e três Prémios de Montanha de 3ª categoria, em Monte Paleiros, Serra de Ródão e Retaxo. Serão 162,1 quilómetros até ao empedrado da Avenida Nuno Álvares, no centro da capital da Beira Baixa, Castelo Branco”, destaca a organização.

Volta a Portugal inicia esta quarta-feira. Sétima etapa começa em Felgueiras
Fotografia: Podium Events

A terceira etapa liga a Sertã e a Covilhã, com um percurso de 170,3 quilómetros, terminando o dia na Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental, com quase dois mil metros de altitude.

“A prova vai passar por Oleiros, Fundão e, depois de passar na Covilhã, será sempre a Montanha a dominar. Haverá quatro contagens para a classificação do “Rei dos Trepadores”, que terá este ano uma distinção diferente, a Camisola das Bolinhas – Continente. No pico da Serra da Estrela encontra-se a tarefa mais difícil, o Prémio de Montanha de Categoria Especial, que coincide com a meta, na Torre”, acrescenta a Podium Events, entidade responsável pela organização do mais importante evento velocipédico nacional.

A quarta etapa, com 181,6 quilómetros, tem início em Belmonte e termina na Guarda.

A segunda metade da Volta inicia-se com a 5.ª etapa, entre Águeda, “Capital da Bicicleta”, e termina em Santo Tirso, numa extensão de 171,3 quilómetros.

A sexta etapa começa em Viana do Castelo e terá chegada a Fafe, numa extensão de 182,4 quilómetros.

A etapa mais longa desta edição, a 7.ª etapa, inicia-se em Felgueiras, no dia 12 de agosto, e  termina em Bragança.

A oitava etapa liga a cidade brigantina, numa jornada de 160,7 quilómetros, a Montalegre.

A partida da 9.ª etapa acontece em Boticas e termina em Mondim de Basto, numa extensão de 145,5 quilómetros.

A Volta termina em Viseu num contrarrelógio de 20,3 quilómetros.

Quanto às cores das camisolas, estão quatro classificações em discussão.

“A Amarela Santander, símbolo de supremacia na classificação geral individual, é entregue, todos os dias, ao corredor que menos tempo totalizar no conjunto das etapas. A Camisola Verde Rubis Gás destaca o ciclista mais regular e o que nas Chegadas e Metas Volantes conseguir somar o maior número de pontos tornando-se o líder da classificação por Pontos. Na luta pelo Prémio da Montanha este ano há uma novidade: a Camisola das Bolinhas Continente. A marca associa-se, pela primeira vez, em Portugal, ao símbolo que destaca o Rei dos Trepadores, o corredor que mais pontos somar nas contagens de Montanha. A Camisola Branca Jogos Santa Casa está reservada para o Prémio da Juventude, ou seja, para o atleta da categoria sub-23 melhor classificado”, sublinha a organização.

Refira-se que João Rodrigues foi o campeão da Volta em 2019.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!