Novum Canal

mobile

tablet

Fotografia: Câmara de Lousada

Associação Protetora dos Diabéticos defende vacinação dos jovens com mais de 12 anos

Partilhar por:

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para todos os jovens que se encontram numa faixa etária entre os 12 e os 15 anos.

A associação avança mesmo que os “jovens com mais de 12 anos deverão ser vacinados sem necessidade de prescrição médica”.

“A APDP reconhece que a vacinação dos jovens com diabetes é um fator importante e prioritário, mas refere que o processo deverá ser alargado a todos os jovens e sem necessidade de prescrição médica”, refere a instituição em comunicado de imprensa.

José Manuel Boavida, presidente da APDP, destaca que além de estarem aprovados para serem vacinados os jovens com diabetes, a administração da vacina deve abranger, também, “outras crianças e respetivos tutores, que façam parte de um círculo mais próximo, tal como irmãos ou colegas de escola deverão poder escolher, se querem ou não ser vacinados”.

Associação Protetora dos Diabéticos defende vacinação dos jovens com mais de 12 anos
Fotografia: Câmara de Lousada (foto ilustrativa)

“ Se elas são boas para quem tem comorbilidade, também o serão para quem as não tem”, salienta.

O presidente da APDP  considera mesmo que esta escolha deverá ser “uma opção familiar, ouvido o ou a jovem, não havendo por isso necessidade de ser apresentada uma prescrição médica. E se essa opção for de vacinação deve ter todo o nosso apoio. Não colaboraremos na criação de dúvidas ou descredibilização das vacinas”, afirma, salientando que “ uma boa convivência escolar e a aprendizagem e integração social dos jovens, principalmente dos mais vulneráveis, pode estar em jogo”.

“A Direção-Geral da Saúde confirmou na passada semana que a vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos apenas poderá ser realizada mediante a apresentação de prescrição médica. Esta confirmação surge depois de já existirem vacinas autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos para esta faixa etária”, refere a associação que acrescenta:  “neste momento, a estratégia de vacinação em Portugal pressupõe que na fase 2 sejam vacinadas as pessoas com 16 ou mais anos de idade e que tenham pelo menos uma patologia associada, como é o caso da diabetes abaixo dos 60 anos”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!