Novum Canal

mobile

tablet

Paços de Ferreira: BE diz ter conhecimento que descargas poluentes no rio Ferreira continuam

Paços de Ferreira: BE diz ter conhecimento que descargas poluentes no rio Ferreira continuam

Partilhar por:

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda afirma, em comunicado, ter tomado conhecimento da “emissão das sucessivas descargas poluentes no rio Ferreira, na freguesia de Lordelo, em Paredes, no dia 27 de junho, que tingiram a água com uma coloração cinzenta e acastanhada”.

“Além da alteração da cor da água, observavam-se espumas e lamas, indiciando que as descargas eram originárias de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), sendo a mais próxima a estação de Arreigada”, referem os bloquistas em nota informativa.

“A confirmar-se que a ETAR de Arreigada continua a emitir descargas poluentes, é inaceitável que após os avultados e necessários investimentos que foram feitos recentemente para corrigir o funcionamento da estação, os problemas de poluição do rio Ferreira provocados pela ETAR persistam”, refere a mesma nota.

Na pergunta endereçada ao presidente da Assembleia da República, tendo como destinatário o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, os signatários da pergunta (Maria Manuel Rola, José Soeiro, Luís Monteiro) relembram que “em outubro de 2020, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou uma iniciativa na Assembleia da República na qual recomenda ao governo que avalie e aplique soluções redundantes na ETAR de Arreigada para serem evitadas mais descargas de efluentes sem tratamento secundário e terciário, no caso de ocorrência de avarias ou funcionamento deficiente da estação”.

“Além disso, o Bloco de Esquerda propôs a aplicação de um plano de gestão para a despoluição e fiscalização de descargas no rio Ferreira e a contratação de guarda-rios para vigiar este e outros cursos de água da região hidrográfica do rio Douro”, acrescentam os deputados que sublinham que a “iniciativa do Bloco de Esquerda foi aprovada pela Assembleia da República, apesar do voto contra do Partido Socialista. No entanto, as recomendações do Parlamento continuam por concretizar”.

No comunicado enviado ao Novum Canal, o Bloco de Esquerda “exige ao governo que cumpra as recomendações da Assembleia da República e que garanta o correto funcionamento das ETAR que descarregam no rio Ferreira, designadamente a estação de Arreigada”.

“O governo tem o dever de tomar as medidas necessárias para despoluir o rio Ferreira e para vigiar as suas margens, contratando guarda-rios e dotando-os de meios adequados e suficientes para exerceram as suas funções. As populações locais têm direito a usufruir de um rio Ferreira limpo, saudável, aprazível e biodiverso que possibilite uma melhor qualidade de vida”, acrescentam os deputados.

Na nota informativa, a “deputada Maria Manuel Rola e os restantes deputados eleitos pelo círculo do Porto, questionaram o ministério do ambiente se confirma  que a ETAR de Arreigada continua a emitir descargas no rio Ferreira sem o devido tratamento, poluindo o curso de água e como explica o governo que após os avultados e necessários investimentos na ETAR de Arreigada, a estação continue a descarregar indevidamente efluentes poluentes no rio Ferreira”.

“Os deputados do Bloco querem saber quais são as causas do incorreto funcionamento da ETAR e se vai o governo garantir o correto funcionamento da ETAR de Arreigada” referem.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!