Novum Canal

mobile

tablet

Amarante cria consulta para combater comportamentos aditivos e dependências
Fotografia: Câmara de Amarante

Amarante cria consulta para combater comportamentos aditivos e dependências

Partilhar por:

O município de Amarante assinou um protocolo com ARS-Norte para criação de consulta descentralizada de forma a combater comportamentos aditivos e dependências.

A autarquia amarantina destaca, em comunicado, que assinou, esta terça-feira, um “protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde do Norte que permitirá a realização de consultas descentralizadas de forma a combater o consumo de substâncias psicoativas, prevenir comportamentos aditivos e diminuir as dependências”.

Citada em comunicado, a vice-presidente do município de Amarante, Lucinda Fonseca, no decorrer da cerimónia, destacou que a “assinatura deste protocolo permitirá à população beneficiar de uma resposta de proximidade, através da Consulta Descentralizada de Amarante do CRI Porto Central no âmbito Programa de Intervenção Local”.

“Desta forma, a população abrangida pelo ACES Baixo Tâmega já não precisa de se deslocar para fora do concelho podendo, assim, ter serviços especializados e dar continuidade aos tratamentos na sua região”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que reforça que a “criação da consulta descentralizada possibilita, a médio e longo prazo, a melhoria do estado de saúde individual, e consequentemente da comunidade do Baixo Tâmega”.

Fotografia: Câmara de Amarante

A mesma nota avança que a “constituição da equipa multidisciplinar é da responsabilidade do município e a consulta descentralizada vai decorrer nas instalações do Centro de Saúde de Amarante, ao longo de quatro horas semanais – sem prejuízo do horário vir a ser alargado em função das necessidades e dos recursos disponíveis” e garante à população com comportamentos aditivos e com dependências, “as valências de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social”.

Fotografia: Câmara de Amarante

A câmara informa que o protocolo é celebrado pelo prazo de quatro anos, sendo que a cerimónia decorreu nas instalações do Centro de Saúde de Amarante e contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Carlos Nunes; do vogal do Conselho Diretivo da ARS Norte, Ponciano Oliveira.

A cerimónia contou, também, com as presenças da diretora executiva do ACES Baixo Tâmega, Enf.ª Teresa Moreno; da coordenadora Regional da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, Kerstin Hoffmeister e da coordenadora Técnica CRI Porto Central, Joana Coutinho.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!