Novum Canal

mobile

tablet

Estrutura mineira em Castelo de Paiva vai ser requalificada
Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

Estrutura mineira em Castelo de Paiva vai ser requalificada

Partilhar por:

O Cavalete do Fojo, uma estrutura mineira desativado em 1968, localizada em Folgoso, na União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão vai ser requalificado.

A autarquia paivense destaca, em comunicado, que vai avançar com candidatura para a sua requalificação, tendo sido aprovada, na última reunião do executivo municipal, a  abertura do concurso público para esta obra, que tem o preço base do concurso de 198.843,41 euros.

O município garante que financiamento está assegurado com candidatura aprovada.

A câmara esclarece que o “Cavalete do Fojo foi inaugurado em Outubro de 1952 para dar melhor resposta à atividade da exploração do carvão nesta zona do território municipal”.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

O município reforça ter planos para esta zona mineira, anunciando a vontade de recuperar o “edificado que sobreviveu ao passar dos anos, mas que se encontra muito destruído devido ao vandalismo e falta de manutenção do edificado, dando-lhe nova vida, numa intervenção.

Esta intervenção insere-se numa estratégia de “valorização do legado do Couto Mineiro do Pejão”, que foi encerrado em 1994”.

Além do Cavalete do Fojo, a câmara quer recuperar “o Poço de Germunde 1, um edifício bem interessante como infraestrutura fundamental no processo de extração e exploração carbonífera, e algumas casas onde viviam os mineiros”.

O prazo de execução da empreitada é de 365 dias e terá início com a assinatura do auto de consignação.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!