Novum Canal

mobile

tablet

Baião recebe encontro comunitário Aldear
Fotografia: Câmara de Baião

Baião recebe encontro comunitário Aldear

Partilhar por:

Baião recebe, sábado, às 16h00, na aldeia de Teixeira, o projeto Aldear, evento promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa).

A CIM Tâmega e Sousa destaca, em comunicado, que o encontro será assinalado com a apresentação pública dos “três processos artísticos para pequenos e graúdos, desenvolvidos em cocriação por três equipas artísticas com a comunidade local”.

“O encontro abre com a Heurtebise, na mesa – centro cívico, com a criação MM. Mesa-Masseira, uma mesa que simboliza o lugar das decisões, partilhas, prazeres. Um local quase de culto. Esta ideia de mesa-masseira, acompanha a noção de “grupo” – as diferentes histórias que fomos recolhendo, os diferentes pratos que provámos, os diferentes lugares que visitámos, os diferentes cantares que ouvimos… “, refere o comunicado que nos foi enviado.

Fotografia: Câmara de Baião

“A partir das 16h30, Ana Bento, ruma pelas ruas da aldeia de Teixeira, para o percurso artístico, designado de Caminhar. É ao caminhar na paisagem e na sua riqueza, e escutando também as pessoas em relação com os lugares – lugares vazios, lugares que fazem ficar –, que se chega ao final da tarde para a criação comunitária”, acrescenta a nota informativa que acrescenta que o “palco instala-se para receber o Teatro e Marionetas de Mandrágora e a comunidade, com a peça Aldeia balão e os aeronautas”.

A organização declara que este projeto “explora com a comunidade as ponderações sobre as perdas dos atos sociais, a extinção de património e os novos caminhos de construção de uma aldeia global”.

Neste encontro comunitário estão envolvidos a Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social da Teixeira, o Bai’o Teatro e o Grupo de Bombos de Teixeira.

A CIM Tâmega e Sousa avança que o “Aldear começou no dia 5 de junho prolonga-se até 7 de agosto de 2021, durante as tardes de fim de semana, percorrendo 11 aldeias e bairros dos municípios do Tâmega e Sousa”, sustentando que o Aldear integra 11 dias de programação cultural, com 33 processos artísticos, envolvendo artistas contemporâneos oriundos de várias partes do país.

“O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu”, sublinha a mesma nota informativa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!