Novum Canal

mobile

tablet

Bombeiros de Freamunde assinalam 91.º aniversário com bênção de duas novas viaturas
Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Bombeiros de Freamunde assinalam 91.º aniversário com bênção de duas novas viaturas

Partilhar por:

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamunde assinalou o seu 91.º aniversário com a bênção de duas novas viaturas, bênção do VCOT 01, um jipe auto comando e da ABSC, uma ambulância de socorro.

Ao Novum Canal, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, José Carlos Costa, destacou que este ano, devido à crise sanitária, e às limitações  que continuam a verificar-se na região e no país,  a cerimónia do 91.º aniversário foi mais singela e mais circunscrita, sem a envolvência da comunidade  que habitualmente costuma participar neste evento.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

José Carlos Costa recordou que a cerimónia ficou, igualmente, marcada pelo louvor a 11 bombeiros pelo resgate de uma vítima com vida de um poço na freguesia de Eiriz e a entrega das insígnias aos novos 12 bombeiros TAS que frequentaram o curso de formação pré-hospitalar

Falando do parque automóvel da corporação, o responsável pela direção dos Bombeiros de Freamunde realçou que é nas viaturas de combate a incêndios que o desgaste se faz sentir com mais intensidade.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

José Carlos Costa relembrou que o facto dos Bombeiros de Freamunde integrarem três equipas de combate a incêndios (ECIN) e participar em muitas ações no exterior faz com que as viaturas acabem por ter um desgaste maior.

A par do desgaste das viaturas de  combate a incêndios florestais, o dirigente reconheceu que a crise pandémica implicou vários desafios para as coletividades, condicionando a sua atividade, por exemplo, ao nível do transporte de doentes não urgentes.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

José Carlos Costa esclareceu mesmo que os bombeiros passaram a ser confrontados sistematicamente com novas normas de transporte de doentes, dando, ainda, como exemplos, o custo avultado na aquisição dos equipamentos de proteção individual que foi necessário colmatar.

A cerimónia do 91.º aniversário contou com a presença dos órgãos sociais da coletividade, do presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, do pároco de Freamunde, Padre Manuel Luís Brito, que procedeu à bênção as duas novas viaturas, entre outras entidades.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!