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CCDR-N lança marca territorial e reforma comunicação para afirmar o Norte
Fotografia: CCDR-N

CCDR-N lança marca territorial e reforma comunicação para afirmar o Norte

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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) apresentou  no WOW (World of Wine), em Vila Nova de Gaia, a nova marca territorial da Região Norte.

A CCDR-N destaca, em comunicado, que com este novo “branding, reformulou também toda a imagem e comunicação da instituição”.

Citado em comunicado, o presidente da CCDR-N, António Cunha, destaca que este  é um dia importante para a CCDR-N e para a Região Norte

“Para a sua legítima vontade de afirmação e para uma maior autonomia e consistência na sua comunicação estratégica, institucional e programática”, disse.

“No ADN visual quisemos valorizar a identidade nacional da Região Norte. Somos parte, e não somos uma parte qualquer. Somos o berço histórico da Nação Portuguesa e somos o seu permanente motor de futuro”, explica.

A CCDR-N avança que a “marca territorial Norte passa a determinar e a subordinar um universo de assinaturas da região e da instituição, onde se encontra desde logo a marca institucional da CCDR-N e a marca do próximo Programa Operacional Regional do Norte: o NORTE 2030”.

Fotografia: CCDR-N

“Este é um projeto que terá os seus postulados e desenvolvimentos no horizonte do próximo ano”, declara ainda o Presidente da CCDR-N.

“Pretendemos desenvolver uma presença mais contemporânea e relevante junto de instituições e stakeholders regionais e nacionais, especialmente através de novas plataformas digitais; ter uma imagem e uma voz mais consistentes; adotar uma linguagem mais acessível e mais próxima; e chegar a públicos a que não chegamos atualmente”, concretiza.

“O posicionamento de comunicação proposto para o Norte é o da região portuguesa com a maior promessa de futuro, baseado nas suas raízes e num ADN criativo e fazedor”, afirma, por seu turno, Jorge Sobrado, o responsável para as áreas de Estratégia, Comunicação e Relações Institucionais da CCDR-N.

“Criámos uma marca-família, uma verdadeira ‘marca umbrela’, ao serviço da região e de uma instituição. Ao mesmo tempo que construímos um branding territorial diferenciador, racionalizamos a imagem institucional, conferindo-lhe unidade, coerência e eficácia. Pomos agora fim a uma pulverização de assinaturas e imagens fragmentadas sem sentido e conteúdo”, adianta. .

A CCDR-N avançou ainda que, no futuro, este “branding territorial poderá ser participado e partilhado por instituições e empresas do Norte, sob regras e condições que estão a ser definidos”.

“A marca Norte foi desenvolvida com base no conjunto de reflexões e contributos de diversas personalidades da Região Norte ligadas ao setor da comunicação e da criatividade, tendo resultado de um concurso público. A OPAL foi a agência criativa e de publicidade vencedora do concurso e responsável pelo seu desenvolvimento”, acrescenta a instituição em nota enviada aos órgãos de comunicação social.


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