Novum Canal

mobile

tablet

Penafiel: Mercado de produtos frescos locais abriu portas, este sábado, no apoio aos produtores agrícolas

Reportagem (c/vídeo) Penafiel: Mercado de produtos frescos locais abriu portas, este sábado, no apoio aos produtores agrícolas

Partilhar por:

 O Mercantinho – Fresco & Nosso juntos, abriu portas,  este sábado de manhã, no estacionamento das instalações da AEP (junto ao centro de saúde de Penafiel),  juntando produtores agrícolas locais, numa iniciativa da Associação Empresarial de Penafiel com o apoio da Câmara Municipal e Cooperativa Agrícola de Penafiel e que decorrerá todos os últimos sábados de cada mês.

O presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, reconheceu que este é um projeto que tem potencial, pernas para andar, afirmando que o evento, sendo o primeiro decorreu de acordo com as regras definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

“Esta é a semente para um evento que vai ter bastante representatividade no concelho”, concretiza, afirmando que o evento se realiza num local condigno e que proporciona a venda direta.

“Dispomos um espaço fantástico nas nossa instalações e além de apoiar os produtores, este evento é também uma forma de dar a conhecer as nossas instalações”, avança.

Nuno Brochado reitera que o feedback para já é positivo, garantindo que os produtores sentem-se satisfeitos  por disporem de uma oportunidade para escoarem os seus produtos.

“Qualquer vendedor pode participar na feira com produtos locais, frescos. Qualquer produtor que queira participar basta contactar-nos e terá disponibilidade para participar”, avisa, sustentando para já a intenção passa por criar hábitos e manter a periodicidade do mercado que foi estabelecida.  

O  presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel concretiza que este evento mensal é igualmente determinante para a “dinamização do comércio local e essencialmente um apoio direto aos produtores locais que nem sempre têm um local condigno para fazerem as suas vendas”.

Já o presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel, Vitorino Ferreira, assumiu que o evento reúne vinhos de Penafiel e produtos produzidos por agricultores, sendo uma iniciativa de aproximação do produtor com o consumidor.

Vitorino Ferreira destaca que a promoção de compra local e direta aos produtores é vital e encoraja os produtores que o último ano viram as suas possibilidades de escoar produtos reduzidas com os consecutivos confinamentos.

O presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, Carlos Leão, enalteceu, igualmente, a importância deste evento, relembrando que a iniciativa partiu da Associação Empresarial de Penafiel e manifestando que a autarquia está sempre disponível para apoiar o setor.

“Os produtores têm que aproveitar estas oportunidades”, assegura.

O vereador do Turismo e Feiras da Câmara de Penafiel, Adolfo Amílcar, concorda que esse evento é uma iniciativa feliz e uma oportunidade dos produtores escoarem os seus produtos em segurança, num local de fácil estacionamento e que permite que a disposição dos produtos se faça de uma forma mais organizada.

“Muitas das pessoas que aqui estão estavam a vender na cidade, um pouco sem organização e aqui encontram outras condições”, avança.

Graça Lourenço, produtora, afirma que o evento é fundamental para o setor, dispondo o espaço de condições para acomodar a diversidade de produtos frescos, que podem ser adquiridos com segurança e qualidade.

“Em Penafiel os espaços para venda são restritos e neste local dispomos de todas as condições para comercializar estes produtos. É bom para divulgar e dar a conhecer os produtos que temos em Penafiel”, afiança, desejando que a iniciativa se possa replicar mais vezes.  

Graça Lourenço manifesta, também, que estes eventos proporcionam um maior contacto com as pessoas que conhecem a origem dos produtos e obtêm informações que não conseguem noutros estabelecimentos.

“Hoje temos uma comunidade que gosta de saber como é que os produtos chegam à banca”, declara.

Refira-se que este evento terá a frequência mensal (último sábado de cada mês) visa minimizar as dificuldades de muitos produtores do concelho de Penafiel que também viram no último ano o negócio a diminuir.

A AEP destaca que o evento tem, também, como metas “incentivar a comunidade a comprar em espaços abertos, seja para produtos frescos como comércio de rua e sensibilizar para as questões ambientais, nomeadamente, no uso de materiais recicláveis como os sacos para transportar os produtos que serão oferecidos pela organização”.

O mercado além dos produtos hortícolas e frutícolas da época, integra os vinhos da região, a cargo da Cooperativa Agrícola de Penafiel.

“Serão reunidos produtos que promovam o melhor do concelho de Penafiel e região numa forma de apoio ao consumo local, fresco e sustentável”, acrescenta a organização.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!