Novum Canal

mobile

tablet

Castelo de Paiva: Decorre este domingo jornada dedicada à clássica
Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

Castelo de Paiva: Decorre este domingo jornada dedicada à clássica

Partilhar por:

Arrancou este sábado e decorre este domingo , uma jornada dedicada à bicicleta, denominada “ A Clássica “, numa aventura promovida pelo município que tem como objetivos recuperar a importância deste meio de transporte e voltar ao passado, numa época em que pedalar era sinónimo de espírito de aventura e de históricos confrontos sobre rodas, em que o singular “ design “ da bicicleta fundia homem e máquina.

Este domingo, o programa iniciou pelas 9h30, com um Passeio de Bicicletas, num trajeto de 30 quilómetros, com partida e chegada ao centro de Castelo de Paiva.

Ontem, sábado, pelas  14h00, decorreu no antigo mercado, a entrega de dorsais e prova de produtos da região, o passeio “ da vinha à ilha” com término na ilha dos Amores e à noite realizou-se a apresentação do filme “A alma de um A Alma de um Ciclista – The Soul of a Cyclist “ de Nuno Tavares no auditório Municipal de Castelo de Paiva.

Às 10 horas realizou-se um passeio para crianças (até 12 anos), entre a Quinta do Pinheiro – Parque das Tílias, entre dois bonitos parques da Vila de Castelo de Paiva através da ciclovia existente.

Castelo de Paiva: Decorre este domingo jornada dedicada à clássica
Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

Entre as 14:00-16:00 decorreu o mercado de produtos da região e um pequeno mercado “vintage” de produtos para bicicletas e a entrega dos dorsais aos participantes na prova.

O espaço do  “ Payva Wine Welcome Center”, localizado no Mercado Municipal foi palco de uma prova para apreciadores dos vinhos verdes, brancos e tintos, da sub-região do Paiva e os seus produtos típicos, assim como existirá um pequeno mercadinho de bicicletas antigas.

Às 16h00 realizou-se a partida para o grande passeio de bicicletas, com um trajeto definido por 10 quilómetros por paisagens do território paivense, percurso denominado de “Entre o Vinho e a Ilha”.

Citada em comunicado, Paula Melo, vereadora do Pelouro do Turismo, já tinha avançado anteriormente que esta é uma iniciativa que importa acarinhar, com impacto desportivo e turístico.

“Queremos potenciar e valorizar o investimento feito na Requalificação da Quinta do Pinheiro, possibilitando a criação de um excelente espaço de lazer integrado no perímetro urbano da vila, potenciando à população e quem nos visita usufruir de uma área natural com espaços verdes de qualidade e equipamentos para a prática do exercício físico e de recreio, potenciando momentos de descontração em contacto com a natureza”, disse, salientando, também em comunicado, a autarquia paivense quer promover “a Implementação da Rota da Água e da Pedra, no âmbito do projeto Montanhas Mágicas, como forma de promover os nossos rios e os recursos hídricos, procurando valorizar elementos do património natural e cultural ligados à água e à pedra, com pontos de visitação e sinalética adequada”.

A autarca recordou, ainda, que a autarquia avançou com a “criação dos Trilhos Verdes BTT (Trilho das Vinhas e Trilho do Mineiro), um convite à descoberta de Castelo de Paiva, a perceber a natureza envolvente, a percorrer inusitados caminhos e a visitar lugares lindíssimos e genuínos, onde permanecem intactos modos de vida distintos”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!