Novum Canal

mobile

tablet

Paredes homenageia cinco corporações do concelho no Dia Municipal do Bombeiro

Reportagem c/vídeo: Paredes homenageia cinco corporações do concelho no Dia Municipal do Bombeiro

Partilhar por:

A cidade de Rebordosa foi a escolhida pelo município de Paredes para celebrar, esta quinta-feira de manhã, data em que se assinala o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, o Dia Municipal do Bombeiro e homenagear as cinco corporações do concelho.

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandra Almeida,  realçou a importância dos bombeiros, sobretudo, no período mais critico do combate à Covid-19, relevando a sua determinação e afinco em corresponder aos apelos face a uma doença nova para todos.

“Os bombeiros estiveram à altura e homenageá-los no dia de hoje é distinguir  o que de melhor temos no concelho. Enquanto autarca é um orgulho sentir que  temos um número crescente de voluntários e apraz-me verificar que a proteção civil, através dos nossos bombeiros, está assegurada”, disse.

O  chefe do executivo enfatizou, ainda, o investimento que a autarquia tem feito nas corporações, no sentido de dar-lhes meios e melhores condições para que, no seu dia-a-dia, possam  fazer face aos compromissos e às inúmeras solicitações de que são alvo.

“A realidade dos bombeiros tem vindo a mudar significativamente nos últimos anos. Hoje temos homens e mulheres a vestirem a farda e a integrarem os bombeiros, os quartéis que existem não estavam preparados para fazer face a estas alterações e a esta nova realidade, pelo que foi necessário investir em condições. Ao longo deste mandato fizemos um investimento na ordem dos três milhões de euros em intervenções em vários quartéis e no futuro fica o compromisso de continuarmos a apoia os soldados da paz, na parte operacional, na aquisição de novas viaturas e outros equipamentos”, disse.

O vereador responsável pelo pelouro da proteção Civil da Câmara de Paredes, Elias Barros, destacou que este é o terceiro ano consecutivo que o executivo procede a esta homenagem aos homens e mulheres que escolheram abraçar esta causa, recordando que os bombeiros, pelo que fizeram no período pandémico, merecem este reconhecimento.

“Espero que este dia continue a ser celebrado e perpetuado”, expressou, reiterando que o executivo municipal tem feito um investimento significativo na criação de condições materiais que permitam às corporações responder com eficácia e eficiência aos seus compromissos e àquilo que é a sua missão e objetivos.  

“Foi o mandato com maior investimento na proteção civil. Toda a proteção civil justifica este investimento. Queremos continuar a investir na proteção civil e nos bombeiros, pilares determinantes para a proteção da vida das pessoas e dos seus bens”, acrescentou.

A presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa, Salomé Santos, relevou, igualmente, a importância desta homenagem e deste gesto aos bombeiros, assumindo ser um orgulho para a cidade ter acolhido esta cerimónia.

“As corporações merecem esta homenagem porque são o elo de proteção das pessoas e bens, sendo, igualmente, escolas de vida para muitas pessoas. É fundamental homenagear estas pessoas que tanto fazem por nós”, frisou.

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro integraram uma  exposição dos veículos clássicos/antigos, exposta junto a Parque Rio Ferreira, assim como a tradicional formatura e o desfile apeado e motorizado.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!