Novum Canal

mobile

tablet

Governo lança Plano de Reforço de Prevenção e Combate à Violência Doméstica
Fotografia: Câmara de Arouca

Governo lança Plano de Reforço de Prevenção e Combate à Violência Doméstica

Partilhar por:

O Governo lança, esta quarta-feira, dia 9 de junho, um novo plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica.

O gabinete da secretária de Estado para a cidadania e igualdade destaca, na página oficial da República Portuguesa, destaca que “os desafios impostos pela pandemia COVID-19, bem como o período de férias escolares e laborais que se aproxima, impelem à ampliação e amplificação dos mecanismos de alerta social e de apoio às vítimas de violência doméstica”.

O mesmo gabinete da secretária de Estado para a cidadania e igualdade realça que “se a casa é um lugar seguro para a maioria das pessoas, para as vítimas de violência doméstica não é”, confirmando, ainda, que durante todo o verão vão estar ativas várias medidas de ação que passam pela implementação de uma: “nova fase de divulgação da campanha #EuSobrevivi, bem como do folheto de conselhos úteis e informação com contactos locais”.

“A campanha vai ser divulgada em vários órgãos de comunicação social de âmbito nacional e regional, municípios, esquadras e postos das forças de segurança, hospitais, tribunais, lojas e espaços do cidadão, entre outros. Mas também, através do Pacto Contra a Violência, será divulgada em meios de transporte de longo curso e urbanos – como a Rodoviária de Lisboa; Fertagus, o Metro de Lisboa e Porto -, postos de combustíveis da BP, hipermercados, rede de multibancos e postos dos CTT”, refere o Governo.

O plano prevê, também, o reforço do “contacto junto de vítimas sinalizadas e apoiadas pelas forças de segurança, Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), Equipas de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) das unidades de saúde, Segurança Social e Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens”, a divulgação “de novas ferramentas da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género como o novo Guia de Recursos, o Manual de Atuação Funcional a adotar pelos Órgãos de Polícia Criminal, o Guia de Intervenção Integrada junto de Crianças ou Jovens Vítimas de Violência Doméstica e a permanente monitorização e levantamento de necessidades das equipas da RNAVVD e dos demais agentes especializados/as”.

“A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para o 3060”, recorda o gabinete.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!