Novum Canal

mobile

tablet

Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal assinala data com webinares, um livro e uma tertúlia
Fotografia: Adexo Associação

Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal assinala data com webinares, um livro e uma tertúlia

Partilhar por:

A Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO), a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI) e a Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI) assinalam esta data, que se comemora dia 22 deste mês, com a realização de quatro webinares, um livro e uma tertúlia.

A ADEXO realça, em comunicado, que para assinalar o Dia Nacional de Luta Contra irá realizar com as demais instituições diversas atividades, integrando o programa seis sessões virtuais e uma participação em televisão.

Até dia 21 de maio estão agendados  no Facebook da APOBARI, quatro webinares que “terão a participação de um cirurgião plástico, um gastroenterologista, uma nutricionista e uma psicóloga para a falar sobre a obesidade nas várias vertentes e com a perspetiva das diferentes áreas”.

“No dia 22 de maio, sábado, o dia inicia-se com a apresentação do livro “O Esconderijo”, um projeto da ADEXO e da APCOI, no programa “Aqui Portugal” da RTP. A apresentação do livro será feita pelos apresentadores José Carlos Malato e Vanessa Oliveira que apadrinharam este projeto”, lê-se no comunicado que nos foi enviado. 

Fotografia: Adexo Associação

A ADEXO  destaca que, pelas 15h00, na sua página oficial, “será feito o lançamento oficial do livro “O Esconderijo” pelos presidentes das respetivas associações responsáveis por este projeto – Carlos Oliveira da ADEXO e Mário Silva da APCOI”, sublinhando que para encerrar as celebrações do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, realizar-se-á “uma tertúlia sob o mote “STOP BULLYING”, um tema que vai ao encontro do livro “O Esconderijo”, também no Facebook da ADEXO pelas 21h00”.

A sessão volta a juntar as três associações “ADEXO, APCOI e APOBARI e contará ainda com a participação de uma psicóloga, um pediatra e um cirurgião, para falar sobre a obesidade como uma doença e a sua relação atual com o bullying”, avança a organização que sublinha que estas iniciativas contam com o apoio do Ministério da Saúde, da Federação Nacional de Associações de Doenças Crónicas (FENDOC), das farmacêuticas Novo Nordisk, Johnson&Johnson e Medinfar, bem como do Grupo Lusíadas.

A ADEXO “é uma associação de Doentes Obesos e Ex-obesos que foi criada para garantir os direitos dos seus associados a tratamentos e seguros, apoiá-los a vários níveis, lutar contra a discriminação de que são alvo e trabalhar na área da prevenção nomeadamente ao nível das camadas infantis e juvenis”.

Fotografia: Adexo Associação

A associação trabalha para que a “obesidade seja encarada como doença e para que o doente obeso tenha condições dignas de tratamento e não seja um cidadão discriminado no seu próprio país. Precisamos do apoio de todos vós para que consigamos obter resultados práticos com benefício para todos e cumulativamente para o país”.

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é “uma ONG sem fins lucrativos que trabalha diariamente para ajudar todas as crianças, independentemente do seu peso, a crescerem mais felizes e saudáveis através de projetos de prevenção desta doença que afeta uma em cada três crianças em Portugal, combatendo a má nutrição infantil nas escolas com o projeto «Heróis da Fruta”.

“Desde 2011, quase meio milhão de crianças de mais de 5.000 escolas em Portugal já melhoraram os seus hábitos alimentares com a participação no projeto Heróis da Fruta® desenvolvido pela APCOI”.

Já a Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI) “atua no terreno, com o objetivo de promover a cirurgia bariatrica aos candidatos elegíveis”.

A instituição presta “acompanhamento proximal, com um apoio técnico através do Serviço Social. Encontramos ferramentas, de intervenção cirúrgica ou não, pelo combate à obesidade desde o grau 1 à obesidade mórbida. Esclarecemos e prestamos informações uteis, dentro do nosso campo de atuação”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!