Novum Canal

mobile

tablet

Museu de Penafiel comemora Noite Europeia dos Museus com peça de teatro
Fotografia: Câmara de Penafiel

Museu de Penafiel comemora Noite Europeia dos Museus com peça de teatro

Partilhar por:

O Museu Municipal de Penafiel vai assinalar, no dia 15 de maio, às 21h30, a Noite Europeia dos Museus com a peça de teatro “Correr o Fado”, de José Carretas, produzida pelo grupo Jangada Teatro, num espetáculo aberto ao público no Jardim do Museu Municipal, de entrada livre mas com lotação limitada.

A autarquia esclarece, em comunicado, que a “peça de teatro “Correr o Fado” retrata uma tradição popular sobre os “sétimos filhos”. Diz a tradição que o sétimo filho, se for rapaz, nasce “tardo” ou “trasgo”. E precisa de “correr o fado”, para quebrar a maldição. Se não atravessar três fontes, três pontes e três montes, transforma-se em lobisomem. Eduardo, o herói da história, vai fazendo o seu percurso e recebendo pelo caminho um bordão, um cavaquinho e uma caixa. Graças a estes três objetos “mágicos”, Eduardo, o camponês, acabará mesmo por ser rei de um reino feito à sua imagem e semelhança”.

O município destaca que o espetáculo conta com a interpretação de “Paulo Pires, Rita Calatré, Vítor Fernandes e texto e encenação a cargo de José Carretas”, sendo transmitido em direto no canal de Youtube da Câmara Municipal de Penafiel e nas páginas de Facebook da autarquia e do Museu Municipal.

Citado em comunicado, a companhia de teatro Jangada Teatro, de Lousada, avançou que “este espetáculo pretende brincar às historinhas, brincar com as palavras, brincar ao faz de conta, de forma livre, premeditadamente inocente, irresponsável, como o teatro pode ser. Em linguagem de adultos, trata-se de um espetáculo lúdico que foi buscar inspiração a lendas locais da região do Tâmega e Sousa”.

A câmara municipal recorda que a “Jangada Teatro foi fundada em 1999, com o objetivo de elevar o nível cultural da região geográfica onde está inserida. Ao longo dos anos de projeto a companhia tem vindo a destacar-se no panorama teatral português, tendo-se apresentado nas melhores salas de norte a sul de Portugal e no estrangeiro, levando a que em 2005 tivesse sido agraciada com a Medalha de Mérito Municipal do Município de Lousada na área da Cultura. A nível internacional tem marcado presença em Espanha, França, Lituânia, Brasil, Estados Unidos da América, México, China e Grécia”.

Fotografia: Câmara de Penafiel

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se assinala dia 18 de maio,  o Museu Municipal de Penafiel inaugura, pelas 18h30, uma exposição coletiva de ilustração e pintura de Carla Anjos e seus alunos, com duas mostras intituladas “O Mundo da Ilustração” e “Pintando o Koi Fish”.

A mostra  ficará patente no Museu Municipal até 01 de agosto.

“Os visitantes podem perceber o processo criativo que conduz à edição final de obras ilustradas por Carla Anjos, ilustradora e artista plástica com ateliê em Penafiel, autora de diversas obras de literatura infanto-juvenil e professora de desenho e pintura. Para além das ilustrações originais de Carla Anjos podem também ver-se os trabalhos dos seus alunos, em torno do tema Koi Fish, carpas ornamentais japonesas, desenvolvidos durante este ano letivo”, lê-se na nota enviada à comunicação social.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!