Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos assinalou 114 anos de existência
Fotografia: Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos

Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos assinalou 114 anos de existência

Partilhar por:

A  Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos celebrou, no dia 1 de maio, de forma simbólica, os seus 114 anos de existência.

O presidente da Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos, João Lourenço, realçou que a instituição, à semelhança do que já tinha sucedido no ano transato, e devido à crise sanitária que continuar a assolar a região e o país, optou apenas por relembrar a efeméride daquela que é uma das instituições mais emblemáticas da vila, cujas produções musicais são elogiadas  e reconhecidas pelos seus pares na região e no país.

“Evidentemente que teríamos preferido partilhar estes 114 anos da história da Banda Musica e Cultural de Rio de Moinhos com os  associados e os muitos  seguidores da banda, mas tal como no ano passado, este ano voltamos a não poder partilhar esta data com a comunidade e a longevidade desta associação que contribuiu para a valorização da nossa vila”, disse, destacando, por outro lado, que os órgãos sociais da banda, apesar das circunstâncias que o país atravessa, não poderiam deixar de celebrar, ainda que de forma simbólica, a efeméride.

Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos assinalou 114 anos de existência
Fotografia: Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos

Ao Novum Canal, o  responsável pela Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos assumiu que a crise sanitárias acabou, também, por afetar o ritmo e a dinâmica destas instituições, levando à alteração de inúmeros concertos que a instituição tinha agendado quer no ano passado, quer para este ano e impedindo  que os membros da banda pudessem inclusive ensaiar.

“Existe o desejo efetivo por parte dos elementos da banda de voltarem a ensaiar e fazerem  aquilo que gostam que é dar concertos e partilharem o seu trabalho, as suas produções musicais com o público. Para já, estamos dependentes do evoluir da situação e do que possa acontecer a curto médio/prazo”, disse, realçando que a não realização dos concertos, o facto de Portugal, país de festividades e romarias, ter estado muito tempo vedada da possibilidade de voltarem a realizarem-se romarias, fez com que muitas das instituições como a Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos vissem os impactos económico-financeiros adensarem-se.

“Só no ano transato e este na tínhamos agendados uma média de 40 concertos, mas, em face das adversidades da doença, tivemos que os adiar, situação que acabou por ter consequências económicas na instituição”, atalhou, deixando uma palavra  de apreço aos colaboradores e aos amigos/benfeitores que continuam a apoiar a instituição.

Falando dos 114 anos de existência da instituição, João Lourenço destacou que a Banda Musical e Cultural é hoje uma referência na região e não só, cujo trabalho é reconhecido e apreciado dentro e fora do concelho.

A Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos tem cerca de 70 elementos oriundos de vários pontos do país, inclusive dos Açores.

Refira-se que a Banda Musical e Cultural de Rio de Moinhos é uma instituição de utilidade pública. Foi formalizada em 1907.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!