Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Presidente da Câmara de Lousada afirma que celebrar 25 de Abril constitui um dever de cidadania
Fotografia: Câmara de Lousada

Presidente da Câmara de Lousada afirma que celebrar 25 de Abril constitui um dever de cidadania

Partilhar por:

O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, afirmou, no âmbito das celebrações do 47.º aniversário  do 25 de Abril, que celebrar esta data constitui um dever de cidadania.

O chefe do executivo recordou que “festejar Abril,  mesmo com todos os condicionalismos sociais e sanitários, evoca os princípios mais sagrados do nosso regime: a democracia, a liberdade, o  desenvolvimento e a coesão social”.

O autarca recordou “os que perderam a vida por causa  da doença, os seus familiares e amigos, bem como não podemos esquecer os que mais sofreram  pela ausência de contactos – sobretudo os nossos idosos –, pela afetação dos negócios ou pela  perda de emprego”.

Citado em comunicado, Pedro Machado relembrou que “defender o 25 de Abril é potenciar as suas  conquistas, cumprir a Constituição, combater as desigualdades, revigorar os serviços públicos,  robustecer o Poder Local, auscultar os sentimentos e anseios das populações e exigir constante  escrúpulo ético na atividade política”.

O edil declarou que “de muita gente de Lousada e de muita solidão  e exploração se fez Abril: dos perseguidos, presos e torturados pela PIDE; dos combatentes, mortos  e estropiados na Guerra Colonial; das famílias sem pão e sem trabalho; das vítimas do  analfabetismo e da miséria; dos emigrantes empurrados para as longínquas fronteiras do vento e  da saudade”.

Fotografia: Câmara de Lousada

O responsável pelo executivo municipal lembrou Rui Feijó que faria 100 anos em 2021, tendo sido, entre muitos  outros cargos, “o primeiro presidente da Câmara Municipal após a Revolução, Deputado à  Assembleia Constituinte, primeiro Delegado Regional do Norte do Ministério da Cultura, figura de  grande intervenção política, cívica e cultural, que a sua discrição e, até, renúncia da exposição  pública impediram a visibilidade merecida, afirma-se como referência dos ideais democráticos”.

Também citada em comunicado a presidente da Assembleia Municipal, Lurdes Castro, destacou, na sua intervenção,  que “neste momento, particularmente difícil, da nossa história atual e na luta para ultrapassar todas  as adversidades que enfrentamos neste último ano contra um inimigo invisível, importa enaltecer  todo o trabalho e dedicação dos heróis anónimos que, na linha da frente, cuidaram e cuidam de  todo um país, em particular, todos os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, auxiliares, empregados de limpeza, bombeiros – pois é difícil de referir aqui todos os que mantiveram vivo todo um país”.

Lurdes Castro deixou ainda “uma palavra de agradecimento a todos os que lutaram  e continuam a lutar diariamente pelo bem-estar dos nossos concidadãos e a palavra de apreço ao  município de Lousada, na pessoa do Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, por todo o trabalho  desenvolvido durante este período difícil”.

Fotografia: Câmara de Lousada

A presidente da Assembleia Municipal acrescentou ainda que “o município de Lousada,  foi pioneiro e serviu como exemplo para muitos outros, não só pelas medidas adotadas, como  também pela forma como as mesmas foram implementadas, sempre no sentido de criar,  atempadamente, uma resposta às necessidades dos Lousadenses, bem como a todos os membros  da Assembleia Municipal por toda a colaboração, pelas propostas e opiniões apresentadas”.

As cerimónias foram, também, marcadas pela transmissão das intervenções dos grupos municipais representados na Assembleia Municipal.

Refira-se, aliás, que as cerimónias decorreram em modo online com transmissão através do facebook do município, tendo iniciado com a interpretação do Hino Nacional, pelo Quinteto de  Metais da Banda de Música de Lousada acompanhado pelo cantor lírico José Corvelo.

A noite foi dedicada à música com a atuação da banda Lousadense “Venham mais 25”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!