Novum Canal

mobile

tablet

Lousada: Idosos fazem vídeo para alertar para necessidade de preservar os valores naturais
Fotografia: Câmara de Lousada

Lousada: Idosos fazem vídeo para alertar para necessidade de preservar os valores naturais

Partilhar por:

No Dia Mundial da Terra, a comunidade de idosos de Lousada, através do projeto BioSénior, realizou um vídeo, que pode ser visto do Youtube, em que alerta para necessidade de preservar os valores naturais e as tradições ligadas à natureza.

Mariana Cardoso, coordenadora do Projeto BioSénior, realçou que a realização deste vídeo além de assinalar a efeméride procurou marcar uma nova forma de  interação com a comunidade sénior, numa altura em que a região e o país continuam a ser assolados pela crise sanitária.

“A pandemia veio trocar as voltas à génese original do projeto, mas, no meio da  imprevisibilidade, novas ideias nasceram para empoderar os idosos a tornarem-se embaixadores do  ambiente. Depois de muitos contactos à distância e do envio de materiais pedagógicos e ambientais pelo  correio, a equipa de projeto considerou que o Dia da Terra talvez pudesse marcar uma nova forma de  interação – um vídeo!”, referiu, salientando que começou-se “por criar um momento de partilha, no qual os seniores foram encorajados a falar sobre a sua  visão, no que toca à necessidade de preservar os valores naturais e as tradições ligadas à natureza. Desse  diálogo surgiu uma frase, da autoria dos idosos, que resumia o seu pensamento e opinião”.

Fotografia: Câmara de Lousada

Mariana Cardoso destaca que “mais tarde, os  seniores tiveram uma experiência única, ao participarem de uma filmagem nos jardins e quintais das suas  casas, onde a sua mensagem surgia apresentada num cartaz”.

A coordenadora do projeto BioSénior reforça que “todo este trabalho de envolvimento e valorização dos mais velhos resultou num vídeo recheado de  mensagens oportunas para a comunidade”, que está disponível a partir desta quinta-feira.

Mariana Cardoso manifestou, também, o envolvimento da comunidade, num projeto que cruza memórias ligadas à natureza com a necessidades de preservarmos os recursos naturais.

“A equipa BioSénior que promoveu esta dinâmica testemunha esta experiência como extremamente  gratificante, e até emocional, pelo facto de as memórias ligadas à natureza terem sido um meio para os  idosos se entregarem de forma genuína e aprazível à causa ambiental”, disse

 “Ao remexer nas memórias de  quem mais viu e viveu, desvendamos histórias e emoções fortes. Percebemos que a vida destas pessoas no  campo, embora dura e ingrata, lhes deixou muitas lembranças felizes”, acrescentou ainda.

Fotografia: Câmara de Lousada

A responsável pelo  BioSénior recordou, por outro lado, que “numa época em que é urgente reverter o cenário climático e combater o duro isolamento social de um dos  grupos mais frágeis da sociedade, os idosos,  esta dinâmica manifesta um valor imenso não só para a  comunidade para quem o vídeo é direcionado, mas principalmente para quem nele participou”.

Refira-se que o projeto BioSénior, “promove dinâmicas educativas e interativas  onde os idosos são os protagonistas, misturando sabedoria, vivências e emoções para lembrar a  comunidade sobre a importância de cuidar do planeta”, transformando a idade “num instrumento singular de sensibilização para a proteção do  ambiente”.

A autarquia esclarece, ainda, que “há mais de um ano que Lousada envolve a comunidade sénior em atividades de educação e voluntariado  ambiental, ao mesmo tempo que promove o envelhecimento e participação ativa na comunidade”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!