Novum Canal

mobile

tablet

Testes rápidos de antigénio disponíveis em supermercados e hipermercados

PSD Paços de Ferreira e Paredes quer que câmaras disponibilizem testes gratuitos à Covid-19 para escalões de formação

Partilhar por:

O PSD Paços de Ferreira e Paredes quer que câmaras disponibilizem gratuitamente testes à Covid-19  para  escalões de formação, na sequência das medidas impostas recentemente pela autoridade nacional de saúde.

Em comunicado, o PSD Paços de Ferreira afirma trata-se de um custo insuportável para as associações desportivas, “mas os testes terão de ser efetuados para evitar que centenas de jovens fiquem impossibilitados de retomar a prática desportiva”.

“As atividades desportivas federadas no concelho vão regressar em breve com algumas medidas impostas pela Orientação nº 036/2020 de 25/08/2020, atualizada a 31/03/2021, e que obriga os escalões de formação a apresentarem um teste negativo por parte de todos os praticantes até 72 horas antes do início das competições. Trata-se de um custo insuportável para as nossas Associações Desportivas, mas os testes terão de ser efetuados para evitar que centenas de jovens fiquem impossibilitados de retomar a prática desportiva”, refere o PSD Paços de Ferreira que acrescenta:

“Nesse sentido, o PSD Paços de Ferreira solicita que o executivo de maioria socialista disponibilize gratuitamente testes à Covid-19 para as Associações Desportivas do Concelho que em breve terão as suas equipas a competir nos campeonatos federados.”.

A Comissão Política do PSD Paços de Ferreira recorda que o Governo “disponibilizou ao nosso município cerca de 4 milhões de euros, através das moratórias do FAM, para dar respostas às necessidades consideradas urgentes para o bem-estar da comunidade” enquadrando-se nas necessidades imediatas.

“Como todos sabemos, o Governo Central disponibilizou ao nosso município cerca de 4 milhões de euros, através das moratórias do FAM, para dar respostas às necessidades consideradas urgentes para o bem-estar da nossa População. Ora esta é uma medida que se enquadra nas imediatas, sejam elas de âmbito social, desportivo, económico e cultural, constituindo uma obrigação para este executivo assumir a realização destes testes Covid-19 aos atletas do concelho”, refere o comunicado, que concretiza que o executivo municipal teá “verba necessária para pagar os testes e permitir que os jovens retomem a atividade desportiva”.

“Tendo em conta a escassas medidas de apoio de emergência apresentadas à população neste período de confinamento, este executivo terá, com toda a certeza, a verba necessária para pagar os testes e permitir que os jovens retomem a atividade desportiva. A não ser que a verba disponibilizada pelo Governo Central tenha sido desviada para outras atividades de interesse dúbio para as necessidades da população. O que não acreditamos!”, acrescenta a Comissão Política Concelhia do PSD Paços de Ferreira.

Na mesma nota de imprensa, os sociais-democratas lamenta o “silencia” do chefe do executivo e do vereador responsável pela pasta do desporto sobre o assunto.

“O PSD Paços de Ferreira também não compreende o silêncio atroz do senhor Presidente da Câmara Municipal e do senhor vereador do Desporto sobre este assunto, quando deveriam ser os primeiros a deslocarem-se ao terreno para apoiar as associações, que tanto têm sofrido”, refere a mesma nota de impensa.

O PSD recorda, ainda, que o comércio local e restauração ainda sem testes.

“O PSD Paços de Ferreira exige ainda que este executivo de maioria socialista cumpra com a sua palavra para com o comércio local e com a Restauração. Lembramos que no mês de outubro de 2020 foram prometidos testes rápidos para todos e, até ao momento, nada! Não podemos deixar que o Concelho de Paços de Ferreira seja novamente prejudicado com mais um confinamento. É público que estivemos sempre entre os piores números e, como tal, deve existir uma vigilância maior, mas também deve existir trabalho no terreno, o que não tem sido visto neste executivo”.

Já o PSD Paredes alinha pela mesma bitola e realça que “Alexandre Almeida deve disponibilizar gratuitamente testes à Covid-19 para jovens atletas.

“As associações desportivas do concelho de Paredes estão já a diligenciar para que a retoma das competições, prevista para o dia 19 deste mês, se faça com todas as condições exigidas pela Direção-Geral da Saúde. Mas o PSD de Paredes sabe que a maioria dos clubes não têm condições financeiras para suportar os custos dos testes, obrigatórios antes dos treinos, situação que poderá levar à paragem desportiva de largas centenas de jovens atletas”, avança o partido que remete para declarações do presidente da Comissão Política Concelhia e candidato à Câmara de Paredes.

“Estes jovens não podem ficar impossibilitados da prática desportiva”, alerta Ricardo Sousa.

A Comissão Política laranja reforça que “compete à autarquia de Paredes, por isso, assumir os custos dos testes massivos, através do seu orçamento que contempla verbas para dar respostas às necessidades provocadas pela Covid-19 na população paredense”,

“O PSD Paredes atento a este fenómeno solicitou a Alexandre Almeida uma decisão imediata e plausível para o pagamento dos testes aos jovens atletas”, refere Ricardo Sousa.

O presidente da Comissão Politica Concelhia afirma esperar que  “o edil uma resposta positiva a esta pretensão apresentada pelos sociais-democratas”, sublinhando que “esta medida irá contribuir para minimizar este flagelo que muito afetou, e ainda afeta, os munícipes deste concelho”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!