Autarquias da região assinalaram Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
A Câmara de Lousada e de Paredes assinalaram, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, efeméride que tem como objetivos esclarecer a população mundial sobre esta problemática.
A autarquia de Lousada assinalou a data com a partilha de um tutorial de psicomotricidade, destacando que a “ atividade física se revela muito importante na melhoria da qualidade de vida de pessoas com autismo”.
A iniciativa esteve inserida no Projeto Europeu “Sport4all4sport”, cofinanciado pelo programa Erasmus+.
O município avança, na sua página oficial, que o autismo é um “distúrbio neurológico que influencia o desenvolvimento da criança e altera a forma de ver o mundo, sentir e comunicar com os outros”.
Lousada recorda que segundo a ONU, acredita-se que existam “mais de 70 milhões de pessoas com Autismo em todo o mundo”.

Já o município de Paredes associou-se à efeméride, promovendo uma “exposição de trabalhos designada “Olhares que vêm de Dentro” realizados pelo grupo de trabalho para a inclusão”, que se encontra patente na Loja Interativa de Turismo de Paredes, “com vistas a partir de 6 de abril até ao final do mês”.
A câmara municipal destaca que a mostra “reúne trabalhos realizados no âmbito do Grupo de Trabalho para a Inclusão”, sendo promovida pela “Câmara Municipal de Paredes em parceria com CLDS 4G Projeto “Paredes Integra” com a participação do Grupo de Trabalho para a Inclusão”. A mostra expressa a “perceção face à diferença, às dificuldades e às limitações com que eles próprios se deparam”.
“O Grupo de Trabalho para a Inclusão foi criado com o objetivo de dar resposta às necessidades específicas das pessoas com deficiência e incapacidade do Concelho de Paredes”, avança a autarquia na sua página oficial, realçando que da “união de esforços de várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal, através dos Pelouros de Ação Social e Desporto, escolas e instituições concelhias que trabalham com a população com deficiência e incapacidade”.

A publicação esclarece que o “grupo tem vindo a dinamizar várias atividades que visam promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social desta população”.
Também o município de Gondomar associou-se a esta data aderindo, uma vez mais, ao “Movimento Light It Up Blue, iluminando em tom de azul o edifício da Câmara Municipal e a Escola Básica do Monte Crasto”
“Os dois edifícios manter-se-ão iluminados entre os dias 1 e 7 de abril, com vista a sensibilizar a comunidade local para esta problemática”, refere a autarquia na sua publicação online.
A Câmara de Valongo promoveu várias iniciativas, entre as quais a adesão ao Movimento Internacional “LIGHT IT UP BLUE”, com a iluminação de cor azul das fachadas da Biblioteca Municipal de Valongo, da Biblioteca de Ermesinde (Vila Beatriz) e da Biblioteca de Alfena (Centro Cultural de Alfena), nas noites de 01 a 03 de abril.
O município de Resende recordou a data com a exibição de um vídeo em que se demonstra como “O vídeo que se segue demonstra como as alterações sensoriais, com a sobrecarga de informação, afetam a perceção do mundo das pessoas com autismo, condicionando os seus comportamentos”.
A autarquia de Resende relembra que esta data foi “estabelecida pela ONU, em 2007, visa quebrar barreiras e derrubar preconceitos, alertando as pessoas para a necessidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem tem autismo, de modo a proporcionar-lhe um papel significativo como parte integrante da sociedade”, salientando que o “tema deste ano debate a forma como a pandemia da Covid-19 afetou as condições laborais e, ao mesmo tempo, criou novas oportunidades de emprego para pessoas com espetro autista”.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Acidente2021.04.17Atualização: Acidente entre duas motos faz dois feridos leves e um grave
Acidente2021.04.17Acidente com duas motos perto da Capela de São José em Paredes
Greve2021.04.17Sindicato dos Oficiais de Justiça reitera necessidade das leis da República serem cumpridas
Ambiente2021.04.17Vila Real: Novo parque de estacionamento gratuito com capacidade para cerca de 60 lugares