Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Jovens de Penafiel promovem projeto para proteger a Ribeira de Camba
Fotografia: Biocamba

Jovens de Penafiel promovem projeto para proteger a Ribeira de Camba

Partilhar por:

Dois jovens residente em Penafiel, na freguesia das Termas de São Vicente, estão a promover um projeto  que tem como propósitos proteger a Ribeira de Camba, assim como o seu ecossistema, a fauna e a flora.

Rogério Soares e Ricardo Sousa, os jovens mentores deste projeto, afirmaram, em comunicado, que o projeto Biocamba, de preservação deste recurso aquífero nasceu em setembro de 2020, sendo “um projeto desenvolvido por dois amigos que pretendem valorizar e proteger a Ribeira de Camba que percorre a freguesia das Termas de São Vicente”.

Rogério Soares e Ricardo Sousa assumem que sempre foram ligados à natureza e ao património, e “em parceria com a Junta de Freguesia, vão desenvolver ações de limpeza e manutenção deste curso de água, assim como pretendem criar ações de educação ambiental e sensibilização da comunidade”. 

Fotografia: Biocamba

Os jovens destacam que a ideia deste projeto passa também pelo “levantamento e registo de toda a fauna e flora autóctone, assente em registos da qualidade ambiental do curso de água através de recolha de macroinvertebrados bentónicos e macrófitas (algas e plantas aquáticas)”.

Os promotores afirmam que já “existem mais de uma dezena de voluntários prontos para quando as atividades arrancarem, mas com a pandemia da Covid-19 tem sido complicado juntar todos para o bem ambiental”, salientando que, devido à crise sanitária que continua a assolar o país, decidiram implementar na freguesia o “Porque não Plogging?”

Em nota à imprensa, os jovens penafidelenses explicam que é “uma iniciativa que junta o exercício físico com a “limpeza das ruas”.

“Enquanto caminha pode apanhar o lixo do chão”, reforçam, sustentado que a atividade tem ganho visibilidade em vários países, sendo, também, seu propósito implementar o Plogging nas Termas de São Vicente.   

Os jovens sublinham que no mês de março percorreram mais de 15 quilómetros e apanharam mais de 20 quilos de lixo.

Os autores do projeto avançam, ainda que no Dia Mundial da Árvore, em parceira com a Junta, plantaram uma árvore junto do futuro parque de lazer e complexo desportivo da freguesia e reforçam que querem ajudar a “resolver alguns problemas ambientais e valorizar o património natural das Termas de São Vicente!”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!