Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Valongo investe quase 170 mil euros em projeto de literacia digital que abrange 800 seniores

Valongo investe quase 170 mil euros em projeto de literacia digital que abrange 800 seniores

Partilhar por:

 O município de Valongo, através do Programa ASA – Acreditamos em Seniores Ativos, vai implementar o projeto de literacia digital ASA 4.0, direcionado a todos os seniores inscritos no programa, num investimento de 167.280 euros na aquisição de 800 tablets.

A autarquia esclarece, em comunicado, que os tablets serão cedidos temporariamente aos alunos e alunas inscritos nas academias seniores sempre que necessário.

O município avança que o o projeto ASA 4.0, promovido em parceria com a Fundação Virtual Educa, “tem como objetivo integrar digitalmente a população idosa, melhorando a sua qualidade de vida, integrando-os em redes sociais que lhes permitam combater o isolamento. Além possibilitar a interação com dispositivos digitais, no âmbito desta iniciativa serão desenvolvidos conteúdos específicos para atender às suas necessidades e aos seus interesses”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, relevou a importância deste projeto, manifestando que vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da população sénior.

“Temos muito orgulho no projeto ASA, é dos mais bonitos que temos. O ASA 4.0 é mais um importante contributo para melhorar a qualidade de vida da população sénior residente no concelho de Valongo. Além de diminuir o sentimento de solidão e isolamento, permitirá aumentar os níveis de autoestima e desenvolver o sentido de cidadania ativa”, disse, salientando que devido à pandemia Covid-19, “as atividades realizadas online não abrangem a totalidade dos seniores inscritos por falta de meios e conhecimentos informáticos”

“Estamos ansiosos por retomar as atividades presenciais e vamos fazê-lo logo que a evolução a situação pandémica o permita, mas vamos também agarrar esta oportunidade para capacitar os nossos seniores, estimulando as suas competências sociais e sua participação cívica através dos meios digitais. Não é só emprestar um tablet, trata-se de criar um canal de ligação dos nossos seniores com o mundo. Os resultados deste projeto inovador vão-nos surpreender a todos”, afirmou o autarca.

A autarquia declarou que a “proposta de cedência temporária de equipamento informático aos seniores no âmbito do Projeto – ASA 4.0 foi aprovada, esta quinta-feira, em reunião de câmara, com a abstenção dos vereadores do PSD”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!