Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Dia Nacional do Doente com AVC assinala-se hoje. Distrito do Porto continua a ser o que regista um maior número de casos
Fotografia: SNS

Dia Nacional do Doente com AVC assinala-se hoje. Distrito do Porto continua a ser o que regista um maior número de casos

Partilhar por:

Assinala-se esta quarta-feira, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC)

A data tem como propósito sensibilizar a comunidade  e os cidadãos, de uma forma geral,  para a doença,  assim como “promover as medidas preventivas e a melhoria das práticas clínicas nesta área”.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) assinala na sua página oficial que o INEM encaminhou perto de cinco mil doentes com suspeita de AVC,  através da Via Verde do AVC, “o que representa uma média de 14 casos diários, mais dois relativamente a 2019”.

O SNS, com base nas indicações do INEM, adverte  para os principais sintomas que habitualmente  estão associadas à patologia,, nomeadamente, “falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar”, alertando para a necessidade de ligar para o Número Europeu de Emergência – 112, sempre que estiver face a um destes sintomas.

O SNS esclarece, remetendo uma vez mais para os dados do INEM, que é no distrito do Porto que a patologia se faz sentir com mais intensidade “com 1.102 doentes encaminhados através da Via Verde do AVC,”, surgindo depois Lisboa e Braga.

Em 2021, o INEM concretiza que até ao “dia 29 de março, encaminhou 1.450 casos de AVC”.

O SNS recorda que o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral foi instituído no ano de 2003, tendo também como objetivos sensibilizar as pessoas para a mudança de hábitos e atitudes.

Fotografia: SNS

De acordo como o SNS, a doença continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal.

A falta de hábitos de vida saudáveis, o tabaco e a vida sedentária estão entre as principais causas desta patologia.

Também a  Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) está a promover a quinzena do AVC e assinala data com várias atividades online.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!