Novum Canal

mobile

tablet

Misericórdia de Lamego quer "abrir" Igreja das Chagas à comunidade
Fotografia: Misericórdia de Lamego

Misericórdia de Lamego quer “abrir” Igreja das Chagas à comunidade

Partilhar por:

A Misericórdia de Lamego vai promover uma maior abertura da Igreja das Chagas à comunidade, um espaço até ao momento de acesso quase exclusivo à realização de cerimónias religiosas pelos “Irmãos” da instituição.

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego avança, em comunicado, que “pretende-se com esta decisão incentivar o culto religioso, uma finalidade desta Irmandade, e potenciar a fruição pública deste património de inegável valor cultural e arquitetónico, que foi objeto recentemente da realização de importantes trabalhos de restauro”.

Citado em comunicado, o provedor da Misericórdia de Lamego, António Carreira, realça que a instituição quer “ir ao encontro de um número crescente de pedidos apresentados por cidadãos que não são “Irmãos”, mas que manifestam a vontade de aceder à Igreja das Chagas para a celebração, por exemplo, de casamentos, batizados ou funerais. Com mais este passo, queremos que todos os lamecenses também abracem esta Santa Casa”.

“Esta abertura à comunidade terá efeitos práticos já a partir do início do mês de abril. A utilização da Igreja das Chagas como espaço de acolhimento de cerimónias religiosas de caráter privado obedecerá a um conjunto de regras estabelecidas pela Mesa Administrativa e terá em conta a respetiva tabela de preços”, refere o comunicado que nos foi enviado que salienta que “Fundada no século XVI, por D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, a Igreja das Chagas, de feição maneirista, é a única construção que perdura ainda hoje do antigo Convento das Chagas, destinado a freiras clarissas”.

Misericórdia de Lamego quer "abrir" Igreja das Chagas à comunidade
Fotografia: Misericórdia de Lamego

A Igreja das Chagas é classificada como “monumento de Interesse Público pelo Estado português, é uma das mais belas joias do património arquitetónico existente na região do Douro, estando aberta aos domingos de manhã para a celebração da eucaristia”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!