Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Felgueirense Sara Duarte venceu Campeonato Regional de Corta Mato Longo, em femininos
Fotografia: Câmara de Felgueiras

Felgueirense Sara Duarte venceu Campeonato Regional de Corta Mato Longo, em femininos

Partilhar por:

A felgueirense Sara Duarte, da Associação Cultural Desportiva S. João da Serra venceu o Campeonato Regional de Corta Mato Longo,  em femininos, competição que decorreu no sábado, numa prova que contou que 162 atletas (juniores, seniores e veteranos), e que marcou a retoma do atletismo retoma, 13 meses depois, às competições regionais em Felgueiras.

A atleta felgueirense concluiu a prova com o tempo de 29.05.

Refira-se que Sara Duarte já se tinha sagrado vice-campeã  nacional de sub-23, no fim de semana anterior, no Campeonato Nacional de Corta Mato que se realizou no Seixal.

Coletivamente a Associação Cultural Desportiva S. João da Serra venceu, em femininos, e o Maia Atlético Clube, em masculinos.

A autarquia felgueirense esclarece, em comunicado, que o concelho esteve representado na competição com cerca de 30 atletas, em representação das suas coletividades (União Desportiva de Várzea, NBA-Núcleo Barrosas Amador e NAI – Núcleo Amador de Idães).

“Passaram 13 meses desde o último corta mato regional, também em Felgueiras, e os atletas retomaram assim e aqui as suas competições regionais, assistindo-se assim a uma satisfação de todos os atletas com esta retoma!”, refere o município que destaca que “com as alterações impostas para a realização da competição, esta decorreu de forma fantástica na zona desportiva de Felgueiras, traduzindo-se numa excelente tarde de atletismo, em segurança e com o cumprimento escrupuloso por todos os participantes das normas previstas no Plano de Contingência, que teve aprovação da Autoridade de Saúde Local”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, que marcou presença no evento dando o tiro de partida para a prova masculina, estando acompanhado na cerimónia de entrega de prémios do Vereador do Desporto, Joel Costa e da Chefe dos Serviços de Desporto, Tânia Sousa, reconheceu que foi gratificante receber em Felgueiras a retoma do atletismo, “com um assinalável sucesso organizativo”.

Õ chefe do executivo enalteceu a “confiança da Associação de Atletismo do Porto na cidade e nos equipamentos desportivos para a retoma do atletismo”.

Fotografia: Câmara de Felgueiras

“De salutar a organização da prova e o envolvimento dos serviços municipais, numa fantástica tarde em ambiente ao ar livre, praticando desporto em plena segurança. Foi para nós um enorme orgulho ficar na história do Atletismo regional”, referiu Nuno Fonseca que relevou o esforço dos atletas felgueirenses, que “com o seu característico espírito de resiliência, superaram as adversidades desta situação pandémica, e retomaram as competições com conquistas nacionais (Rui Pinto) e regionais (Sara Duarte)”.

“Para todos os nossos atletas, uma palavra de coragem e confiança, para um futuro melhor, sempre com o nosso apoio! ”, disse.

A câmara municipal realça que “Felgueiras, é uma terra com tradição na formação de jovens na modalidade de atletismo, que projetou e continua projetar atletas de referência nacional, com praticantes nos melhores clubes portugueses, e tem desenvolvido uma aposta forte no fomento, crescimento e afirmação da modalidade, quer a nível local (Centro de Marcha e Corrida de Felgueiras), quer a nível nacional”.

A autarquia relembrou a recente vitória do atleta felgueirense, Rui Pinto, que se sagrou campeão nacional de corta mato longo.

“Aproveitamos o momento para felicitar Rui Pinto, atleta Felgueirense, que venceu pela 3ª vez na sua história, como campeão nacional de corta mato longo. Rui Pinto (ex-SLB e formado na União Desportiva de Várzea) representa atualmente a  4RUN, e fez história ao vencer os 10000 metros em 31,14, devolvendo desde 1953 o título de campeão nacional a um atleta representando a Associação de Atletismo do Porto”, refere o comunicado que nos foi enviado.

Na classificação individual feminina, Diana Sousa, do Sport Comércio e Salgueiros, como  tempo 29.32, foi segunda classificada e Sara Carvalho, do Clube Desportivo S. Salvador do Campo, com o tempo 29.54, foi terceira classificada.

Na classificação individual masculina,  Paulo Paula – Sport Comércio e Salgueiros foi primeiro, com o tempo de 31.10,Hugo Daniel Santos, da  Associação Cultural S. João da Serra, segundo com o tempo de 31.18 e Luís Mendes, do Maia Atlético Clube, com o tempo de 31.47.

Na classificação Coletiva feminina a Associação Cultural S. João da Serra foi primeira, com 34 pontos, o Sport Comércio e Salgueiros, segundo, com 67 pontos e a Escola Atletismo da Trofa, terceira classificada, com 76 pontos.  

Na classificação Coletiva masculina, o  Maia Atlético Clube foi primeiro com  32 pontos, a Associação Cultural S. João da Serra, segunda com 41 pontos e o Clube Desportivo S. Salvador do Campo, terceiro com  49 pontos.

Paralelamente disputou-se o Campeonato Nacional de Corta Mato da ANDDI (Desporto Adaptado) com Joana Campos, do Atlético Clube da Póvoa de Varzim a sagrar-se campeã nacional em femininos.

Na prova masculina, o atleta Paulo Benevente da AJPINA foi o vencedor.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!