Novum Canal

mobile

tablet

Mercadona implementa conceito de loja 6.25 no supermercado de Penafiel
Fotografia: Mercadona

Mercadona implementa conceito de loja 6.25 no supermercado de Penafiel

Partilhar por:

Fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, a Mercadona implementou hoje o conceito de Loja 6.25 no supermercado de Penafiel, localizado na rua Professor Diogo Freitas do Amaral, nº 218, Guilhufe.

A empresa esclarece, em comunicado, que “este conceito de loja pretende transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, permitindo deste modo ouvir os comentários dos clientes no terreno”.

A Mercadona destaca que  “adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021”, salientando que estas lojas, “onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área”.

Fotografia: Mercadona

“ Neste período, foram recebidas mais de 5.000 opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular”, acrescenta a empresa que salienta que “irá disponibilizando mais informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo, onde, além disso, “O Chefe” poderá também encontrar conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona”.

 A Mercadona informa que a “sinalética da respetiva reciclagem num corredor cujos  produtos devem ser reciclados no contentor amarelo. Além disso, todos os produtos têm incluído o respetivo pictograma que indica como separar para reciclar. Linha de produtos de limpeza do lar elaborada a partir de plástico reciclado”.

Ainda de acordo com a empresa, “a implementação deste conceito de loja está integrada na Estratégia 6.25 que consiste num conjunto de seis ações”, nomeadamente “eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (concluída); eliminar os descartáveis de plástico de uso único; diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025); promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis; reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas e formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas”.

Fotografia: Mercadona

Em 2025, a Mercadona pretende atingir um triplo objetivo “ reduzir 25% do plástico; todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico”.

 A empresa avança, ainda, que “introduziu em todas as lojas da cadeia uma nova garrafa feita 100% com plástico reciclado, de forma a que a empresa deixe de utilizar 700 toneladas de plástico virgem por ano, promovendo assim a economia circular e reduzindo o impacto ambiental”, sublinhando que “a empresa vai investir mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, um passo em frente no seu compromisso de continuar a cuidar do planeta”.

“A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, está a ser implementada através de 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, a adaptação das lojas e logística, a gestão de resíduos, etc. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia”, reforça a empresa que acrescenta que “no passado mês de janeiro, foi alcançado o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. Agora, a empresa oferece aos seus “Chefes” sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico”.

Fotografia: Mercadona

“Esta informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes de como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, onde a Mercadona dispõe de três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano”, reforça a Mercadona.  

Sacos compostáveis compostos por fécula de batata

A empresa declara, também, que “começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis”, acrescentando que a “Mercadona conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por colaboradores de diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Financeiro, Relações Externas e Obras”.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona

A Mercadona, dentro do compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, afirmando que “colabora com mais de 290 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras entidades sociais em Portugal e Espanha, às quais doa diariamente e participa em campanhas de recolha de alimentos organizadas pelas mesmas”

“Em 2020, a empresa doou a todas estas entidades e organizações um total de 17.000 toneladas de alimentos, 15.800 em Espanha e 1.200 em Portugal, quantidades que têm aumentado desde que a empresa tomou a decisão de reforçar os processos de doação de produtos de primeira necessidade a Cantinas Sociais e Bancos Alimentares com os quais vimos a colaborar habitualmente. Da mesma forma, a Mercadona colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual”, refere.

Fotografia: Mercadona

A Mercado aponta, também, que outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é “a sustentabilidade ambiental. Para tal, conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, na gestão de resíduos, na produção sustentável e na redução de plástico. Para além disso, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhora da qualidade do ar nas cidades através da utilização de camiões e carrinhas propulsados por tecnologias mais limpas e eficientes”.

“Tendo também em mente a mobilidade sustentável do “Chefe” (cliente), a empresa dispõe de 1.350 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos, colocados nos estacionamentos em mais de 500 lojas. A Mercadona começou a instalar pontos de carregamento para veículos elétricos em 2017 com a implantação do Novo Modelo de Loja Eficiente e prevê continuar a aumentar esse número durante o ano de 2021”, salienta, adiantando que “integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção”.

“Em março de 2020, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo aderido também ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos”, precisa a Mercadona em comunicado.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!