Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Mais cinco milhões de euros para programas de reabilitação de instalações desportivas e desporto para todos

Mais cinco milhões de euros para programas de reabilitação de instalações desportivas e desporto para todos

Partilhar por:

O Fundo de Apoio para a Recuperação do setor do Desporto vai dar mais cinco milhões de euros aos programas Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) e Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT).

Segundo o gabinete do Ministro da Educação,  “no âmbito da aprovação, em Conselho de Ministros, do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vai dotar dois emblemáticos programas com mais 5 milhões de euros. Trata-se do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), que será reforçado com mais 3 milhões de euros, e do Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT), que terá mais 2 milhões de euros”.

O gabinete esclarece que “a medida Reativar Desporto, que disponibiliza um montante de 30 milhões de euros a fundo perdido para apoio direto a clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva federada, será em breve igualmente detalhada.

As candidaturas à edição extra do PRID (PRID 2021+), destinada a clubes e associações desportivas sem fins lucrativos, com uma dotação de três milhões de euros, decorrem de 3 a 14 de maio.

Este programa tem como objetivos “promover a requalificação de instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista a melhoria das condições para a prática desportiva, promovendo igualmente hábitos de vida mais saudáveis”.

“No primeiro período de candidaturas deste ano, que decorreu entre 22 de janeiro e 3 de março, concorreram mais de 300 entidades. Os resultados serão conhecidos no dia 30 de abril”, refere o comunicado do gabinete do Ministro da Educação.

“Todas entidades que não forem contempladas nesta 1ª edição são elegíveis para esta edição extra PRID 2021+, tendo uma nova oportunidade para beneficiarem deste apoio”, acrescenta a mesma nota de imprensa que salienta que a “modernização e reabilitação do parque desportivo dos clubes e das associações de base local é uma prioridade para este Governo”.

Mais cinco milhões de euros para programas de reabilitação de instalações desportivas e desporto para todos

O Governo recorda que “através do PRID, o Governo já apoiou, desde 2017, cerca de 400 clubes e associações, num investimento de cerca de 7 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 20 milhões de euros. Para o ano de 2021 estava previsto um apoio no valor de 2 milhões de euros, que atingirá os 5 milhões de euros em resultado desta nova edição.

A nota de imprensa esclarece, ainda, que o período de candidaturas à “edição suplementar do PNDpT, exclusivamente destinada a clubes desportivos, num total de dois milhões de euros, o dobro da verba prevista para a 1ª fase de candidaturas do PNDpT deste ano, que decorreu entre os dias 29 de janeiro e 15 de março”.

Estas candidaturas têm como metas “reforçar o apoio à prática desportiva regular e promover a saúde e os estilos de vida saudáveis entre todos os segmentos da população”.

“À 1ª fase do PNDpT de 2021 concorreram mais de 380 entidades, num total de cerca de 430 candidaturas submetidas. Neste momento, decorre a análise das candidaturas, sendo os resultados comunicados no dia 28 de maio”, sustenta o Ministério da Educação que avança que o  “PNDpT, que apoia o desporto para todos e a prática informal, recreativa, intergeracional, não competitiva federada, já apoiou mais de 1.300 projetos, num total de investimento superior a 18 milhões de euros”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!