Vídeo: Dia Internacional das Florestas
Restauro florestal: um caminho para a recuperação e bem-estar” é o tema escolhido pela FAO – Organização da Alimentação e Agricultura das Nações Unidas para assinalar do Dia Internacional das Florestas 2021, que se celebra esta segunda-feira, 1º dia da primavera.
A data alerta para a urgência de travar a degradação e perda da floresta, que pode comprometer o futuro sustentável da vida no planeta.
Em entrevista ao Novum Canal, António Neto, coordenador técnico da Associação Florestal do Entre Douro e Tâmega, chama a atenção para os desafios que as Florestas enfrentam, muitos deles causados pela intervenção humana.
António Neto, coordenador técnico da Associação Florestal do Entre Douro e Tâmega, a lembrar no Dia Internacional das Florestas, que há poucos recursos com tanto valor e que sejam transversais a tantas áreas.
Segundo dados avançados pela FAO, as florestas são os ecossistemas terrestres com maior diversidade biológica no planeta, lar de cerca de 80% das espécies de anfíbios, 75% das aves, 68% dos mamíferos e uma fonte inestimável para a subsistência de cerca de 2,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo, que dela dependem para confecionar alimentos e obter água potável.
Globalmente, as florestas ocupam quase 31% da superfície do solo do planeta.
Em Portugal, a floresta cobre mais de um terço do país.
Perfil do Autor
