Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Câmara de Valongo e Cinfães associam-se à campanha H2Off no Dia Mundial da Água
Fotografia: Câmara de Cinfães

Câmara de Valongo e Cinfães associam-se à campanha H2Off no Dia Mundial da Água

Partilhar por:

A Câmara de Valongo e Cinfães associam-se, esta segunda-feira, à campanha H2Off, promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que assinala o Dia Mundial da Água.

A autarquia valonguense esclarece, na sua publicação oficial, que a iniciativa «A hora de fechar a torneira – H2Off» tem com propósitos “impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciência clara sobre o uso correto e eficiente da água”.

A campanha, recorda a APDA, surge alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente a “garantia de água potável e saneamento para todos” (Objetivo 6), “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (Objetivo 11) e ao “combate às alterações climáticas” e deixa um repto para que  às 22 horas, feche a torneira por 60 minutos, contribuindo para um futuro sustentável.

“O apelo é simples fechar nem que seja por uma hora as torneiras nesta data simbólica dedicada à água, por se tratar de um bem que não é inesgotável e para homenagear também os que dela tratam e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente quase despercebidos ao fazer com que os serviços públicos essenciais de água e do seu tratamento tenham sido prestados com a mesma garantia de qualidade”, refere a autarquia valonguense.

Câmara de Valongo e Cinfães associam-se à campanha H2Off no Dia Mundial da Água
Fotografia: Câmara de Cinfães

Também o município de Cinfães associou-se a esta data, recordando que o  tema de 2021 é «valorizar a água», pretendo “alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água”.

O município informa que “considerando o novo contexto social, a Águas do Norte adaptou o jogo AQUAQUIZ para que este possa continuar a ser dinamizado e utilizado dentro ou fora da sala de aula: http://bit.ly/jogoaquaquiz“.

A autarquia destaca que este é um “jogo pedagógico que pretende fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água, principalmente destinado a alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, a partir de amanhã, 19 de março”.

O município avança que a “apresentação desta nova funcionalidade será realizada no evento “A última Gota”, que a Águas do Norte está a organizar em conjunto com o Pavilhão do Conhecimento,  um ciclo de conversas online dedicado ao valor da água.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!