Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Amarante associa-se a campanha H2OFF e aponta medidas concretizadas
Fotografia: Câmara de Amarante

Amarante associa-se a campanha H2OFF e aponta medidas concretizadas

Partilhar por:

O município de Amarante associou-se à campanha H2OFF – Hora de fechar a torneira, no âmbito do Dia Mundial da Água, celebrado esta segunda-feira sob o tema “Valorizar a Água” , iniciativa que pede para não se abrir as torneiras entre as 22h e as 23h, como forma de sensibilizar para a necessidade de poupar água.

A autarquia avança, em comunicado, que está alinhada “com esta preocupação levando a efeito um conjunto de medidas para minimizar os efeitos provocados pelas alterações climáticas, nomeadamente com a promoção da limpeza e regularização de linhas de água”.

A câmara municipal destaca que “tem vindo a desenvolver várias iniciativas e projetos, com destaque para o “Marão tem Sangue Azul” na Ribeira da Póvoa, em Ansiães, os Trilhos das Azenhas e Castanheiros, ambos nas margens do Rio Tâmega, bem como a requalificação dos espaços verdes municipais mediante aplicação de espécies predominantemente autóctones e xerófitas, projetos que contribuem para a promoção e valoração das zonas ribeirinhas”.

Amarante associa-se a campanha H2OFF e aponta medidas concretizadas
Fotografia: Câmara de Amarante

O executivo municipal reforça, também, que “procedeu à implementação de medidas de monitorização dos contadores instalados em todos os equipamentos municipais de forma a mitigar eventuais perdas resultantes de fugas e os consumos excessivos. Nos espaços verdes municipais foram igualmente instalados contadores para controlar e reduzir os consumos, com ajustes de tempo de rega. Deste modo, o Município contribuiu para a implementação da Diretiva Inundações, Diretiva Quadro da Água, Lei da Água e minimização dos efeitos resultantes das alterações climáticas”.

A autarquia adianta, também, que a par disto, “tem levado a cabo ações de sensibilização junto da comunidade escolar para a poupança da água, salientando a importância deste recurso cada vez mais escasso”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!