Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa condena atos de vandalismo em rotunda
Fotografia: Freguesia de Paço de Sousa

Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa condena atos de “vandalismo” em rotunda

Partilhar por:

O Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, Adelino de Sousa, condena o que afirma serem atos de vandalismo que terão ocorrido na madrugada deste domingo, na rotunda da E.M.106-3 mais próxima da Freguesia de Irivo.

Ao Novum Canal, o autarca de Paço de Sousa destaca que recentemente foi colocada na rotunda, que dá acesso às duas freguesias, uma estrutura em aço com a inscrição  “VILA PAÇO DE SOUSA”, que foi alvo, esta madrugada de atos de “vandalismo”.

O autarca precisa que além dos danos na própria estrutura, algumas letras, que compõem a inscrição “VILA PAÇO DE SOUSA”, foram retidas da instalação.  

A Freguesia de Paço de Sousa colocou, entretanto, na sua página oficial do facebook, uma publicação em que repudia estes atos.

Fotografia: Freguesia de Paço de Sousa

“A Freguesia de Paço de Sousa lamenta e repudia os atos de vandalismo ocorridos durante a madrugada deste domingo, na inscrição “VILA PAÇO DE SOUSA”, localizada na rotunda da E.M.106-3 mais próxima da Freguesia de Irivo.  Ninguém deve, ninguém pode ficar indiferente a este tipo de comportamento que a todos deve envergonhar!”, refere a publicação que apela à preservação do património e à denúncia deste tipo de atos.

“A Junta de Freguesia apela a todos que colaborem na preservação e salvaguarda dos nossos locais públicos, denunciando às autoridades competentes os casos de vandalismo e de desrespeito que, eventualmente, presenciem”, lê-se na mensagem que acrescenta que a dita rotunda se encontra em território administrativo da freguesia de Paço de Sousa.

“Aproveitamos ainda para esclarecer, porque já vimos publicações com teores que levantam essas dúvidas, que a referida rotunda, está em território administrativo da Freguesia de Paço de Sousa. Os limites administrativos das freguesias podem ser consultados em: https://www.dgterritorio.gov.pt/…/cartografia…/caop”.

Fotografia: Freguesia de Paço de Sousa

O responsável pelo executivo da Junta de Freguesia de Paço de Sousa está já a fazer um levantamento dos prejuízos para entregar na GNR e reforça que é seu objetivo repor e recolocar a estrutura.

“Presidente da Junta de Freguesia de Irivo vem publicamente repudiar todas e quaisquer ações de vandalismo contra património público”

O presidente da Junta de Freguesia de Irivo, José Miguel Fernandes, também, já repudiou a situação, tendo recorrido à sua página pessoal do facebook, para fazer uma declaração pública.

“O presidente da Junta de Freguesia de Irivo vem publicamente repudiar todas e quaisquer ações de vandalismo contra património público.  Entendo que todos os diferendos devem ser litigados nos órgãos competentes, como tribunais”, avança, sustentando que a Junta de Freguesia tem, ao longo de muitos anos “ tomado ações para resolver diferendos, alguns alcançados de forma cordial, outros terão que ser deixados para os órgãos de direito”.

“Nenhum autarca de Penafiel está de má fé, nem tem intenção de colocar penafidelenses contra penafidelenses, apenas apelo ao bom senso e serenidade”, acrescenta, sublinhando que ele próprio, já solicitou ao “presidente da Assembleia da freguesia de Irivo, para convocar uma assembleia de freguesia extraordinária”.

“Esta visa dar seguimento processual para avançar com uma ação em tribunal contra a freguesia de Paço de Sousa por causa do diferendo nos limites administrativos das duas freguesias”, avisa.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!