Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Lousada: Vereador acompanha instalação do projeto vencedor do OPJ 2020
Fotografia: Nélson Oliveira

Lousada: Vereador acompanha instalação do projeto vencedor do OPJ 2020

Partilhar por:

O vereador da Juventude,  Nélson Oliveira, deslocou-se, na sexta-feira, à EB 2/3 de Caíde de Rei, para se inteirar da instalação do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020 designado “T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos” .

A visita contou, também, com as presenças do diretor professor. Orlando Pereira, da professora Maria Armanda Leal assim como o aluno Remy Marques.

O projeto, como aliás a sua designação invoca, visa a instalação de um T0, um contentor na escola, integrando uma cozinha, com lavandaria e outras divisões e tem como destinatários crianças com necessidades educativas especiais.

O autarca destaca, na sua publicação oficial, que “ideia vencedora do OPJ2020 surgiu na escola, no seio dos alunos e no departamento de Educação Especial para auxiliar os alunos com necessidades educativas especiais que necessitam de aprender modelos de autonomia para executar as tarefas mais básicas, como tratar da roupa, da higiene pessoal, pequenas tarefas culinárias, arrumar o quarto, cozinha, etc”.

Lousada: Vereador acompanha instalação do projeto vencedor do OPJ 2020
Fotografia: Nélson Oliveira

O responsável pelo pelouro da Juventude avança, ainda, que “este espaço, que irá ser alvo de colocação de algum mobiliário, permitirá esta aprendizagem e simulação em contexto escolar, revelando-se uma excelente ferramenta ao serviço de toda a comunidade escolar e social”.

Refira-se que o OPJ tem como metas “reunir opiniões e contributos importantes junto da juventude lousadense, de forma a inscrever as suas ideias e projetos no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano”.

O município destaca que “esta medida apela à participação cívica dos jovens, promovendo um elevado sentido de cidadania e comunidade, onde seja aprofundado o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico”.

Recorde-se que a primeira edição do OPJ, realizada em 2015,  foi ganha pelo projeto “Vila – Festival da Juventude de Lousada”. O projeto vencedor da edição de 2016 foi “Renovação do canil Municipal” e em 2017 o projeto mais votado foi o “Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mesio”.

Em 2018 o projeto escolhido foi “LSD Booking – Sala de Ensaios”, em 2019 “LouzaD´Art Urbana” e em 2020, o projeto vencedor do OPJ foi “T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!