Alijó homenageia Plátano Centenário no Dia da Árvore
O município de Alijó vai homenagear, na próxima segunda-feira, às 10h30, o Plátano Centenário, um dos principais ex-líbris do concelho, no âmbito do Dia internacional das Florestas, com o lançamento de um livro pedagógico dedicado a esta árvore com 165 anos.
A autarquia esclarece, em comunicado, que a sessão irá incluir a apresentação e leitura de um excerto do livro e ainda a entrega do livro a uma das turmas do Agrupamento de Escolas D. Sancho II.
A câmara municipal destaca que o livro pedagógico dedicado a esta árvore será entregue a cerca de 500 crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.
“Esta publicação, chamada “Raízes de Sabedoria”, é lançada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Alijó Educa+, financiado pelo Norte 2020, e constitui mais uma ferramenta disponibilizada pelo Município de Alijó a todas as crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico”, lê-se no mesmo comunicado.

O município destaca que a atividade tem como “objetivo estimular a aprendizagem e a vontade de saber e, ao mesmo tempo, possibilitar o desenvolvimento da afirmação de uma identidade e valorização do território nos alunos. Este livro é mais um recurso pedagógico que pode ser trabalhado em várias disciplinas e sob diferentes prismas, desde a leitura, a escrita, o estudo do meio, cidadania, atividade física e nas várias expressões artísticas”.
“O Plátano de Alijó, ou a Árvore Grande como também é apelidada, é um dos mais antigos e relevantes símbolos do Concelho. Foi mandada plantar pelo 1º Visconde da Ribeira e completa, este ano, 165 anos. Em 1953, foi classificada como Árvore de Interesse Público, por constituir um património de elevado valor ecológico, paisagístico e histórico”, acrescenta a nota de imprensa.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente