392 famílias paivenses vão ser apoiadas no âmbito do 1.º Direito
392 famílias paivenses vão ser apoiadas em Castelo de Paiva no âmbito do 1.º Direito, programa que visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.
A autarquia esclarece, em comunicado, que a cerimónia de homologação do Acordo de Colaboração do município de Castelo de Paiva com o Ministério respetivo para a Estratégia de Habitação Local, no âmbito do 1º Direito, tem lugar, esta quinta-feira, pelas 16h30, e contará com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.
O município avança que esta “resposta estratégica permitira dar resposta e apoiar 392 famílias paivenses, a viver em situações e condições indignas de habitação. São cerca 29,4 milhões de euros de investimento do IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, dos quais 26,4 milhões euros terão financiamento a fundo perdido”.
De acordo com a câmara municipal, “o Plano de Recuperação e Resiliência vai permitir financiar a 100% a fundo perdido os primeiros 26 mil imóveis que forem executados até 2026 no âmbito deste 1.º Direito”.

A cerimónia será transmitida em “ formato online “, e acompanhada através da pagina oficial do Facebook do município paivense, sendo presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, com intervenções do vereador da Ação Social e Urbanismo, José Manuel Carvalho, que fará a apresentação da Estratégia Local de Habitação, e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.
A cerimónia contará, ainda, com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e da Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias.
Perfil do Autor
