Novum Canal

mobile

tablet

Saúde oral em tempos de Covid-19
Fotografia: Ana Rita Moreira

Saúde oral em tempos de Covid-19

Partilhar por:

A diminuição dos cuidados da higiene oral, o adiamento das consultas de medicina dentária bem como o stress e ansiedade são fatores que têm vindo a contribuir negativamente a saúde oral dos portugueses.

Segundo Ana Rita Moreira, médica dentista, médica generalista e ortodontista, o uso da máscara contribuiu, de forma significativa, para o descuido da saúde oral.

“Muitas das vezes isto é mesmo referido pelos próprios pacientes. Como o sorriso não está visível as pessoas descuidam mais”, disse, salientando que o “facto de muita gente estar em casa em teletrabalho também faz com que as pessoas escovem menos os dentes por não saírem de casa”.

De acordo com médica dentista, “a pandemia afetou a ida dos portugueses ao dentista, aumentando assim o adiamento das consultas de medicina dentária”.

A médica generalista e ortodontista avança, ainda, que tudo isto fez com que se agravassem os problemas orais.

“Pequenas cáries” que estavam identificadas e com tratamento planeado, desenvolveram cáries profundas que já obrigam a desvitalizações, por exemplo. Dentes que eram passíveis de serem salvos, têm agora de ser extraídos. Tudo isto fica agravado com o adiamento das consultas e com, muitas das vezes, o descuido da higiene oral”, conclui.

A médica dentista alerta também para o impacto do stress e da ansiedade, fruto da pandemia, na saúde oral.

” A ansiedade e o stress acumulado nas pessoas e no confinamento poderá também estar relacionado a muitos dos casos que surgiram de dentes fraturados, “lascados”, etc… a tensão que a pessoa sente muitas vezes fica refletida através da parte muscular, e consequentemente na força e nos movimentos que são feitos ao “apertar” os dentes”, destaca, sublinhando que , a título de exemplo, ” pacientes que sofrem de “bruxismo” comparecem agora com dentes fraturados e severamente desgastados”.

A especialista confirma, ainda, que as “clínicas são seguras e que é essencial continuar a ir às consultas”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!