Novum Canal

mobile

tablet

Fotografia: Câmara de Valongo

Ordem dos Nutricionistas promove curso sobre a alimentação escolar em tempos de Covid-19

Partilhar por:

A Ordem dos Nutricionistas promove o curso digital e gratuito sobre a alimentação escolar em tempos de Covid-19.

A Ordem esclarece, em comunicado, que a sessão está agendada para o dia 26 de março, pelas 14h30, e tem como objetivos “colocar em cima da mesa a atuação do nutricionista, em contexto escolar, durante o período pandémico”.

“A escola assume um papel fundamental na saúde e alimentação das crianças, inclusivamente durante os períodos de confinamento social nos quais, mesmo que existam alterações no funcionamento dos estabelecimentos de ensino, devem continuar a assegurar o equilíbrio e a segurança das refeições, evitando o agravamento de situações de insegurança alimentar entre os mais novos”, refere a Ordem em comunicado.

De acordo com a instituição “já em agosto de 2020, a Ordem dos Nutricionistas publicou o guia orientador “Alimentação escolar em tempos de Covid-19”, no qual incluiu diretrizes para diminuir o risco de contágio e, também, para assegurar o fornecimento de refeições adequadas a todas as crianças. As medidas elencadas foram, à data, apresentadas ao Ministério da Educação para que fossem incluídas num plano governamental da alimentação escolar”.

Citada em comunicado, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, confirma que “a alimentação escolar tem de estar na agenda, especialmente agora, em contexto pandémico, em que se estima que um em cada três portugueses tenha sentido preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos por dificuldades económicas. Temos de garantir a melhor alimentação às nossas crianças e os nutricionistas devem estar envolvidos nesse processo”.  

 A formação inicia, às 14h30, com o módulo “Alimentação Escolar em Portugal” que irá  ser ministrado por Rui Matias Lima, nutricionista da Direção-Geral da Educação.

Ordem dos Nutricionistas promove curso sobre a alimentação escolar em tempos de Covid-19
Fotografia: Câmara de Valongo

A formação prossegue com o tema “A Pandemia COVID-19 e Implicações na Garantia do Fornecimento das Refeições Escolares”, orientado por Catarina Solnado, nutricionista da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O terceiro módulo terá como foco “as estratégias necessárias para garantir o fornecimento e a distribuição de refeições escolares”, sendo composto por um painel de nutricionistas composto por Isa Viana, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Sofia Sousa Silva, do Colégio Novo da Maia e Raquel Ferreira, da Câmara Municipal de Sintra.

A finalizar o curso, Óscar Cerqueira, nutricionista do Agrupamento de Centros de Saúde do Douro, vai abordar o tema “Educação Alimentar e Ações de Sensibilização para a Comunidade Escolar”.

“O curso é dirigido exclusivamente a membros da Ordem dos Nutricionistas, para lhes fornecer recomendações no processo de fornecimento de refeições escolares, bem como no que diz respeito a atividades para promoção da educação alimentar. Os nutricionistas interessados deverão inscrever-se até ao dia 19 de março”, alude a Ordem.

A instituição enfatiza, ainda, que existem apenas dois nutricionistas no Ministério da Educação, um número que, “por ser manifestamente insuficiente, levou à inclusão, no Orçamento do Estado de 2020 da previsão da contratação de 15 nutricionistas”.

“Até ao momento, apesar das diligências da Ordem dos Nutricionistas junto do Ministério da Educação, o concurso de reforço destes profissionais nas escolas ainda não avançou”, acrescenta o comunicado.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!