Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Novum Canal promove torneio de Xadrez online
Fotografia: Novum Canal

Novum Canal promove torneio de xadrez online

Partilhar por:

O Novum Canal, projeto editorial que cobre o Tâmega e Sousa e também os concelhos do Douro, promove, no dia 27 de março, um torneio de xadrez online, dirigido a jovens até aos 18 anos, naquela que é a nova aposta de um órgão de informação nesta modalidade.

Vítor Cardoso, professor de xadrez e apresentador do programa “Xeque-Mate” emitido pelo Novum Canal, destacou que a iniciativa  tem como objetivos fomentar  a modalidade e ao mesmo tempo permitir que jovens que praticam a modalidade, filiados ou não filiados, tenham a possibilidade de competir, num formato online, que integra três torneios (sub-10, sub-14 e sub-18) que estão divididos em várias categorias, consoante o escalão etário dos participantes.

Casa participante disputará sete partidas, sendo que terá cinco minutos para fazer todos os seus lances.

Falando da realização do torneio, Vítor Cardoso realçou que a prova foi pensada precisamente com o propósito de incrementar esta modalidade, que com a crise sanitária acabou também por ficar afetada e condicionar na realização de provas e com impacto nos próprios praticantes que deixaram de competir.

Com a realização desta competição, Vítor Cardoso realçou que o Novum Canal além de dar a conhecer a modalidade, que tem já inúmeros praticantes, assume um papel pioneiro da divulgação deste desporto que tem já na sua programação um programa que cujo tema é precisamente o xadrez.

Novum Canal promove torneio de Xadrez online
Fotografia: Novum Canal

Questionado acerca do feedback que espera obter com esta iniciativa, Vítor Cardoso realçou que as inscrições estão a decorrer, podem ser efetuadas através da plataforma lichess.org, website direcionado para os jogos de xadrez, manifestando que o seu desejo é que os jovens praticantes ao nível do desporto escolar e que já competiam antes da crise sanitária, possam juntar-se à equipa do Novum Canal e efetuem a inscrição no respetivo escalão.

Interpelado quanto à continuidade ao projeto, o professor de xadrez e apresentador do programa “Xeque-Mate”, mostrou-se agradado com a ideia do torneio vir ganhar visibilidade e dimensão, também, em termos de participantes, alargando a competição aos adultos, acima dos sub-18.

Para já, a sua aposta passa por chamar os jovens, colocá-los a competir e dar, também, um contributo para o incremento da mesma.

Referindo-se, ainda, ao desporto escolar e aos praticantes de xadrez nos vários estabelecimentos de ensino da Região do Tâmega e Sousa, o docente manifestou que tem existido uma aposta clara na formação da modalidade, nos diferentes territórios, por pare das respetivas escolas, sendo já significativa o número de praticantes a este nível.

Vítor Cardoso relembrou que antes da pandemia existiam já cerca de 120 praticantes de xadrez envolvidos nas competições do Desporto Escolar na CLDE do Tâmega.

Além da vertente formativa, o apresentador do programa “Xeque-Mate” concordou que o xadrez funciona como uma estratégia para promover o sucesso escolar.

Paulo Lopes, diretor do Novum Canal, manifestou se um orgulho estar associado ao projeto e dar a conhecer uma atividade que integra já inúmeros praticantes e é conhecida pela sua importância no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem.

O registo no torneio é gratuito.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!