Novum Canal

mobile

tablet

Nanopartículas em destaque no Biolousada
Fotografia: Câmara de Lousada

Nanopartículas em destaque no Biolousada

Partilhar por:

“Nanopartículas: benefícios e perigos para as nossas vidas” é o nome do tema do BioLousada, atividade promovida pela Câmara Municipal de Lousada em parceria com a Associação BioLiving e o apoio da Universidade de Aveiro que vai decorrer esta sexta-feira.

A autarquia esclarece, em comunicado, que a atividade tem como objetivos conhecer as nanopartículas, assim como a sua presença em inúmeros produtos, usos, benefícios e perigos.

“No dia-a-dia há o contacto com diversos produtos que contêm nanopartículas, desde os produtos de limpeza ou cosméticos até mesmo às estruturas existem nas casas. As nanopartículas são equivalentes a muitas outras substâncias, mas apresentam-se numa forma de partículas, com três dimensões, em que pelo menos uma dessas dimensões tem um tamanho inferior a 100 nanómetros. Um nanómetro é um milhão de vezes mais pequeno do que um milímetro”, refere o comunicado que nos foi enviado.

O município destaca que o “que torna estas partículas interessantes, comparativamente aos seus semelhantes “não partícula”, é a sua reatividade, que advém das propriedades que adquirem e para as quais são sintetizadas, tornando-se por isso crucial compreender de que forma interagem com os seres vivos e no meio ambiente”.

Nanopartículas em destaque no Biolousada
Fotografia: Câmara de Lousada

A atividade vai contar com a presença da investigadora Susana Loureiro, do  Centro de Estudos do Ambiente e do Mar & Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro.

O BioLousada é um programa de sensibilização ambiental que “foi pensado como um plano de envolvimento dos cidadãos na valorização e proteção dos valores naturais do território”, tendo como máxima “que só se pode proteger aquilo que se conhece, estão programadas iniciativas mensais dedicadas a determinado tema, de acordo com as estações do ano”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!