Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

ICNF oferece 50 mil árvores de espécies autóctones no Dia Internacional das Florestas
Fotografia: Câmara de Lousada

ICNF oferece 50 mil árvores de espécies autóctones no Dia Internacional das Florestas

Partilhar por:

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai oferecer árvores de espécies autóctones, no dia 21 deste mês, data em que se assinala o Dia Internacional das Florestas.

O ICNF esclarece, no seu site online, que irá assinalar a efeméride, “disponibilizando 50.000 árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, gratuitamente”, envolvendo  “os cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades”.

O instituto destaca que a “distribuição será feita entre os dias 19 e 26 de março de 2021; nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país”.

Além de medronheiros, as espécies que vão estar disponíveis para recolha são “sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros, amieiros, entre outras”.

De acordo com iCNF, a obtenção das árvores obedece a várias regras, nomeadamente a inscrição, devendo estar ser realizada através do contacto telefónico do local selecionado ou por email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt.

De acordo com as regras definidas, podem “recolher árvores para plantação os cidadãos maiores de 18 anos, bem como representantes de entidades privadas sem fins lucrativos, devidamente identificados”, existindo o “compromisso de promover a sua plantação no prazo máximo de uma semana após o levantamento das árvores”.

O regulamento estabelece que os “representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares”, sendo que os “levantamentos são sujeitos à existência de disponibilidade em cada local”.

O ICNF determina que “os proprietários rurais, que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podem levantar até um máximo de 100 exemplares”, realçando que o “transporte das árvores, a escolha do local e a obtenção da permissão para a plantação junto de quem de direito, é da inteira responsabilidade dos cidadãos que realizem a plantação, no respeito pela legislação em vigor”.

O site do ICNF determina, ainda, que “os cidadãos e demais representantes de entidades que procedam ao levantamento das árvores comprometem-se a remeter ao ICNF no prazo de 48h após a plantação, as fotografias com a identificação da data e do local onde foi realizada essa plantação, para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt”, preconizando que “os cidadãos que participem nas ações de plantação são convidados a partilhar nas redes sociais as fotografias e vídeos dessas plantações, recorrendo à identificação da publicação com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos”.

O Dia Internacional das Florestas foi instituído no século XIX nos Estados Unidos e tem como propósitos promover todos os tipos de florestas.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!