ICNF oferece 50 mil árvores de espécies autóctones no Dia Internacional das Florestas
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai oferecer árvores de espécies autóctones, no dia 21 deste mês, data em que se assinala o Dia Internacional das Florestas.
O ICNF esclarece, no seu site online, que irá assinalar a efeméride, “disponibilizando 50.000 árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, gratuitamente”, envolvendo “os cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades”.
O instituto destaca que a “distribuição será feita entre os dias 19 e 26 de março de 2021; nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país”.
Além de medronheiros, as espécies que vão estar disponíveis para recolha são “sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros, amieiros, entre outras”.
De acordo com iCNF, a obtenção das árvores obedece a várias regras, nomeadamente a inscrição, devendo estar ser realizada através do contacto telefónico do local selecionado ou por email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt.
De acordo com as regras definidas, podem “recolher árvores para plantação os cidadãos maiores de 18 anos, bem como representantes de entidades privadas sem fins lucrativos, devidamente identificados”, existindo o “compromisso de promover a sua plantação no prazo máximo de uma semana após o levantamento das árvores”.

O regulamento estabelece que os “representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares”, sendo que os “levantamentos são sujeitos à existência de disponibilidade em cada local”.
O ICNF determina que “os proprietários rurais, que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podem levantar até um máximo de 100 exemplares”, realçando que o “transporte das árvores, a escolha do local e a obtenção da permissão para a plantação junto de quem de direito, é da inteira responsabilidade dos cidadãos que realizem a plantação, no respeito pela legislação em vigor”.
O site do ICNF determina, ainda, que “os cidadãos e demais representantes de entidades que procedam ao levantamento das árvores comprometem-se a remeter ao ICNF no prazo de 48h após a plantação, as fotografias com a identificação da data e do local onde foi realizada essa plantação, para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt”, preconizando que “os cidadãos que participem nas ações de plantação são convidados a partilhar nas redes sociais as fotografias e vídeos dessas plantações, recorrendo à identificação da publicação com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos”.
O Dia Internacional das Florestas foi instituído no século XIX nos Estados Unidos e tem como propósitos promover todos os tipos de florestas.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente