Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Felgueiras distribuiu abraços pela população idosa que vive em lares ou isolada
Fotografia: Câmara de Felgueiras

Felgueiras distribuiu abraços pela população idosa que vive em lares ou isolada (c/vídeo)

Partilhar por:

Como o objetivo de combater o isolamento social dos seniores, o município de Felgueiras adquiriu uma estrutura em acrílico (plástico) que permite distribuir abraços pela população sénior que está em instituições, mas também que se encontra em isolamento.

A vereadora da Saúde do Município de Felgueiras, Rosa Maria Pinto, destacou, em declarações ao Novum Canal, que a iniciativa, que iniciou no dia 5 de março e já percorreu várias instituições particulares de solidariedade social (IPSS), permite que os idosos quer estejam nos lares, quer vivam sozinhos possam sentirem o abraço de uma pessoa de quem gostam, que pode ser um familiar ou um amigo.

A autarca realçou que inicialmente a atividade foi direcionado para as instituições particulares de solidariedade social, mas o município optou por alargar a iniciativa a outros utentes, alguns já sinalizados pela Ação Social  e mesmo pela GNR, idosos que se encontram isolados e sem retaguarda familiar que através desta estrutura podem abraçar um amigo ou um familiar.

A responsável  pelo pelouro da saúde confirma que o feedback dos idosos e até das instituições tem sido positivo, sendo que tudo é feito de acordo com as regras definidas pela Direção-Geral de Saúde, estando os idosos protegidos com máscaras, sendo que a própria estrutura é devidamente higienizada para que não haja o risco de qualquer contágio.

Rosa Maria Pinto manifestou, ainda, que a estrutura além de permitir uma maior proximidade e permitir expressar afetos, promove momentos verdadeiramente únicos, carregados de emoção e simbolismo.

Fotografia: Câmara de Felgueiras

A vereadora recordou, por outro lado, que com a pandemia, muitas pessoas que viviam sós viram-se forçadas a isolarem-se ainda mais para se protegerem, o que torna esta atividade ainda mais interessante e facilitadora de afetos.

A autarca declarou que a estrutura irá percorrer todo o concelho.

A Câmara de Felgueiras esclarece, a sua página oficial do facebook, que esta terça-feira, o “artista Miguel Gameiro associou-se a este projeto de afetos e contribuiu para animar o momento com algumas das suas canções, nomeadamente “Dá-me um abraço”.

A autarca relevou, também, o empenho das instituições do território que colaboraram neste projeto, salientando que no final será exibido, nas plataformas do município, um vídeo com cada um dos idosos que viveram e passaram por esta experiência.

Rosa Maria Pinto avançou, também, a colaboração da GNR que, ao longo do ano, garante acompanhamento aos seniores isolados.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!