Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

António Francisco dos Santos homenageado pelo município de Lamego
Fotografia: Câmara de Lamego

D. António Francisco dos Santos homenageado pelo município de Lamego

Partilhar por:

O ex-Bispo do Porto, António Francisco dos Santos, que faleceu em 2017, vai ser homenageado pela Câmara de Lamego, numa cerimónia agendada para o dia 19 de março, pelas 10 horas, dia em que é assinalado o 16.º aniversário da sua ordenação episcopal.

A autarquia esclarece que a cerimónia consta do descerrar de uma placa evocativa com a inscrição “Os pobres não podem esperar”, situada na rotunda do Centro Escolar de Lamego Nº1.

O programa de comemorações integra a realização de uma sessão simbólica no auditório deste estabelecimento de ensino com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Lamego e de diversas autoridades eclesiásticas.

O município avança que “a rotunda do Centro Escolar de Lamego vai acolher no futuro uma escultura da autoria de Francisco Laranjo, conceituado artista plástico lamecense, em tributo a esta indelével figura de Lamego, do Douro e de Portugal”.

A câmara municipal informa ainda que D. António Francisco dos Santos  era natural de Tendais, concelho de Cinfães, concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego.

“Foi  Bispo Auxiliar de Braga, Bispo de Aveiro, tendo sido ainda nomeado sucessor de  D. Manuel Clemente como Bispo da Diocese do Porto, a 21 de fevereiro de 2014.  Em 2005, foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Lamego, a mais alta distinção outorgada por este Município”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

Refira-se que D. António Francisco dos Santos faleceu a 11 de setembro de 2017.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!