Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Penafiel confiante no regresso dos alunos ao ensino presencial
Fotografia: Junta de Freguesia de Abragão

Penafiel confiante no regresso dos alunos ao ensino presencial

Partilhar por:

O município de Penafiel mostra-se confiante no regresso dos alunos às creches, pré-primário e ao primeiro ciclo, conforme definido pelo Governo no plano de desconfinamento para o país.

O vereador da Educação da Câmara de Penafiel, Rodrigo Lopes, em declarações ao Novum Canal, mostrou-se estar confiante neste reatar e confirmou que os estabelecimentos de ensino sempre foram espaços de segurança.

“Estamos muito confiantes de que as coisas vão correr bem. As escolas sempre foram espaços de segurança no que respeita ao cumprimento das regras definidas pela DGS. As crianças precisam da escola para fazerem as suas aprendizagens e crescerem num ambiente de uma socialização plena”, disse, sustentando não esperar dificuldades acrescidas.

“Francamente não esperamos encontrar dificuldades fora do comum. As escolas já funcionaram neste ano letivo e não fomos confrontados com grandes surtos. Tudo está pronto para que a atividade letiva decorra normalmente”, avançou.

O responsável pela pasta da educação do município manifestou que direções dos agrupamentos já demonstraram uma elevada competência e sentido de responsabilidade, quando confrontadas com adversidades.

“As direções dos nossos agrupamentos já demonstraram uma elevada competência e sentido de responsabilidade na gestão das suas escolas neste contexto de COVID-19. O mesmo podemos dizer dos docentes e assistentes operacionais”, frisou, sublinhando que foi feita alguma desinfeção dos espaços.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“As assistentes operacionais, dirigidas pelas respetivas coordenadoras(es) procederam à devida limpeza e higienização dos espaços escolares. Recordo que no final do ano passado foi dada formação específica a este pessoal sobre limpeza e higiene em contexto de pandemia”, afiançou.

Rodrigo Lopes atalhou, também,  pela ideia de que a maioria dos pais e encarregados de educação desejavam que as aulas presencias reiniciassem.

“A perceção que temos é que a generalidade dos pais e encarregados de educação desejavam que as atividades letivas tivessem o seu recomeço. O modelo de videoconferência é o último recurso face às circunstâncias, mas não é a mesma coisa aprender em sala de aula com a presença do professor. Os pais sabem isso muito bem. Todos sabemos que as escolas fechadas agravam as desigualdades, com prejuízo para os mais pobres”, referiu.

Questionado sobre o plano de desconfinamento, apresentado na passada semana, no âmbito do Conselho de Ministros, o vereador assumiu que este é um plano “cauteloso”.

 “Entendo que é um plano cauteloso. Não tenho reparos a fazer, mas também não tenho toada a informação de que o Governo dispõe”, acrescentou, admitindo que índice de transmissão viral seguramente que irá subir.

“O índice de transmissão viral seguramente que vai subir. Todos esperamos é que seja sempre em níveis controlados. A massificação dos testes na comunidade escolar é uma medida imprescindível para evitar o descontrolo. A vacinação dos professores também vai ajudar”, confessou.

Rodrigo Lopes reiterou que as escolas são espaços seguros e apelou, igualmente, a que a comunidade, de uma forma geral, continue a cumprir com as diretrizes que foram desenhadas e estão em vigor no país.

“Por um lado, para confiarem nas escolas enquanto espaços que acolhem as crianças em ambiente seguro, com profissionais que dão o seu melhor para que as crianças realizem as suas aprendizagens e se sintam felizes. Por outro, apelar à continuação do cumprimento das regras de segurança que são já conhecidas de todos. São simples e o seu cumprimento pode fazer toda a diferença. Na Câmara de Penafiel trabalhamos todos os dias para continuar a oferecer as melhores condições às nossas crianças e jovens para terem sucesso, mesmo em contexto de pandemia. Ter êxito na escola é garantir um futuro com sucesso. Concretizar esse objetivo é o nosso desígnio”, asseverou.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!