Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Centro de Escalada de Valongo inaugurado
Fotografia: Câmara de Valongo

Centro de Escalada de Valongo inaugurado (c/vídeo)

Partilhar por:

O Centro de Escalada de Valongo foi, hoje, inaugurado, pelo presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, que descerraram uma placa alusiva ao ato inaugural.

A autarquia valonguense esclarece, em comunicado, que esta nova infraestrutura está inserida no Parque das Serras do Porto, é “composta por três maciços rochosos naturais, designadamente, Fraga do Castelo, Fraga do Teto e Fraga Lisa, com cerca de 40 vias de acesso”.

O município avança que o equipamento permite a “prática de escalada a principiantes e atletas mais experientes, com diferentes graus de dificuldade e poderá ser livremente utilizado logo que sejam levantadas as restrições impostas pela pandemia”.

A câmara municipal refere, ainda, que a infraestrutura encontra-se localizado “nas Serras de Valongo a 15 minutos do Porto, sendo um equipamento desportivo para a prática da escalada em Ambiente Natural, que oferece desafios e condições únicas aos praticantes”.

“O equipamento foi desenvolvido em parceria com o Alto Relevo – Clube de Montanhismo, que assegurou a qualidade técnica do equipamento. Este Centro tem como objetivo incentivar a prática regular da Escalada, promover o Parque das Serras do Porto, proporcionar o contacto com a natureza e desfrutar das magníficas paisagens que a nossas Serras de Valongo proporcionam”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

Citado em comunicado, o chefe do executivo reforça que com este tipo de equipamentos, o executivo municipal está a ativar o território.

Fotografia: Câmara de Valongo

“Estamos a ativar o território. Esta nova infraestrutura vem completar um ciclo de investimento de aproximadamente 750.000€ nas nossas serras. O Centro de Escalada junta-se ao Circuito de Percursos Equestres, ao Centro de BTT, ao Centro de Trail Running e ao Circuito de Contemplação de Valongo, representando uma poderosa mais-valia para a dinamização do Parque das Serras do Porto e de toda a Área Metropolitana, onde o concelho de Valongo se assume como a Capital do Desporto Outdoor”, sublinha José Manuel Ribeiro.

O autarca declara, ainda, “este investimento vai ter continuidade com a melhoria das infraestruturas já existentes e com novos projetos de fruição das serras, tais como a Escadaria Cuca Macuca, que em breve também vai nascer na Serra de Santa Justa”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!